Panquecas de laranja sem farinha

Por: Bertrand Livreiros a 2022-11-25

Mafalda Sena

Mafalda Sena

Mafalda Sena apaixonou-se pela cozinha quando iniciou a sua jornada para emagrecer. Com peso a mais desde a infância, começou a investigar e a testar receitas de pratos saudáveis que a ajudassem a alcançar o seu objetivo, mas que fossem igualmente saborosos e rápidos de fazer. O sucesso foi tal que, depois de vinte quilos perdidos, os amigos imploraram-lhe que criasse uma conta para partilhar as suas receitas. Foi assim que nasceu, em 2017, a página de Instagram Senas Saudáveis, que hoje reúne mais de 125 mil seguidores. Mafalda Sena participou na edição portuguesa 2021/2022 do programa de televisão MasterChef, transmitido pela RTP, tendo ficado entre os cinco finalistas.

VER +

10%

Senas Saudáveis
17,90€ 16,11€
PORTES GRÁTIS

Depois de perder mais de vinte quilos a comer de forma saudável, mas sem nunca abdicar do sabor (e dos doces!), Mafalda Sena é a prova de que conhecimento é poder. Porquê? Porque, às vezes, basta trocar uns quantos ingredientes para a magia acontecer.

Hoje, partilhamos consigo uma receita de panquecas de laranja sem farinha, presente na obra Senas Saudáveis, que pode encontrar também na Revista Somos Livros.


Ingredientes:

1 laranja grande (raspa e polpa)
3 ovos
6 colheres de sopa de linhaça moída
½ colher de sopa de psílio em pó
2 colheres de sopa de coco ralado
Canela a gosto
1 pitada de sal
Óleo de coco

 

Preparação:

1. Enxague e limpe bem a laranja, pois vamos aproveitar a casca. Com a ajuda de um ralador fino, gire a laranja sobre este e pare de rodar quando chegar à camada branca. O albedo (a parte branca), regra geral, tem um sabor amargo e que fica desagradável na maioria das receitas. Se o ralar sem querer, pare e tire as porções brancas das cascas raladas.

2. Depois de retirada a parte branca com a ajuda de uma faca, reserve apenas a polpa, retirando os caroços. Junte os ovos e a polpa de laranja num liquidificador de alta velocidade e bata até ficar homogéneo. Junte a linhaça, o psílio, o coco e os temperos, e bata novamente.

3. Deixe a massa das panquecas descansar durante 5 minutos, para que a linhaça fique bem hidratada.

4. Aqueça uma frigideira antiaderente até esta ficar bem quente. Reduza para lume médio. Pincele levemente a frigideira com óleo de coco.

5. Coloque aproximadamente 2 colheres de sopa da massa de panqueca na frigideira. Use a parte de trás da colher para espalhar suavemente a massa. Vire-a apenas quando o centro da massa estiver a fazer bolhas de ar e as bordas estiverem mais secas. Isto leva, aproximadamente, 2 minutos. Cozinhe o outro lado da massa durante mais 2 minutos, ou até que ambos estejam dourados.  

6. Repita o processo até terminar toda a massa. Pincele a frigideira com mais óleo, conforme necessário. 

7. Sirva as panquecas com um iogurte ao seu gosto, frutos vermelhos e granola.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.