Gamba moderníssima

Por: Bertrand Livreiros a 2022-11-18

Joana Barrios

Joana Barrios

Joana Barrios divide-se entre o teatro, a televisão, a internet e cozinhas. É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona. Começou a trabalhar com a sua companhia fetiche, o Teatro Praga, em 2008, muito por causa de uma T-shirt de Sonic Youth e o romance dura até hoje. Escreve. Imenso. Por partilhar as suas opiniões sobre Moda em TRASHEDIA.com, tornou-se uma voz sonante no panorama nacional e isso valeu-lhe a coautoria e apresentação da série de documentários sobre Moda chamada ARMÁRIO, emitida na RTP2. Em 2017 publicou NHOM NHOM, um livro de receitas para crianças, e em 2019 assumiu a liderança da cozinha da casa mais arejada do país, a da Cristina [Ferreira]. Em 2021, estreou o programa «O da Joana» no 24Kitchen, atualmente já na segunda temporada, inspirado no seu livro de receitas publicado no final de 2020. Em 2021 publicou Sopeira, uma compilação de receitas das melhores sopas do imaginário português.

VER +

10%

À La Barrios - É um Livro de Receitas
24,99€ 22,49€
PORTES GRÁTIS

No novo livro, Joana Barrios compila as receitas da segunda temporada d’O da Joana, no 24 Kitchen. A Joana cozinha com intuição e amor, uma combinação de sabores infalível e, por isso, À La Barrios é uma espécie de guia prático para treinar o instinto culinário.


Ingredientes:

300g de gambas
Flocos de malagueta q.b.
3 dentes de alho
Gotas de sumo limão q.b.
Azeite q.b.
Óleo vegetal q.b.
Maionese de coentros q.b.

Para o polme:

3 colheres de soba de farinha de trigo sem fermento
3 ovos inteiros
Alho em pó q.b.
Sal q.b.
Amêndoa laminada q.b.


 

Preparação:

1. Comece por temperar as gambas descascadas e limpas (aquele «fiozinho», neste caso, é de se lhes retirar) com os flocos de malagueta, o alho e o sumo de limão. Reserve. 

2. Prepare agora a sua linha de montagem para a fritura: junte, num prato fundo, a farinha com o alho em pó e uma pitada de sal; noutro prato fundo, os ovos batidos; e no último prato fundo, a amêndoa laminada. 

3. Cubra o fundo de uma frigideira com um generoso fio de azeite e, assim que este estiver quente, adicione as gambas que já temperou até que estas fiquem apenas a meio da sua cozedura ideal (3 a 4 minutos). 

4. Está agora na altura de passar as suas gambas pelos pratos da farinha, do ovo e da amêndoa laminada, e de as mergulhar em seguida numa frigideira com óleo bem quente, durante cerca de cinco minutos, ou até que estas fiquem mesmo douradas. Escorra e deixe repousar num papel absorvente. 

5. Sirva com uma maionese de coentros, por exemplo.

Nota: Para a maionese de coentros, bata um ovo inteiro com duas colheres de sobremesa de sumo de limão acabado de espremer até que este comece a ficar espumoso; acrescente cerca de 200 ml de azeite em fio, batendo sempre até que obtenha um creme firme; acrescente coentros frescos bem picados, um dente de alho e uma pitada de sal; a maionese resulta se os ingredientes estiverem todos à mesma temperatura.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.