Experimente fazer um hambúrguer vegetariano em casa

Por: Bertrand Livreiros a 2021-02-21 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Nina Olsson

Nina Olsson

Nina Olsson fundou o NourishAtelier.com para partilhar a sua paixão pela cozinha vegetariana. Durante mais de dez anos, trabalhou criativamente com comida e conquistou vários prémios como diretora artística, estilista e designer. As suas receitas apareceram em publicações como Elle, Delicious e Women’s Health. Natural de Estocolmo, Suécia, hoje em dia, vive junto à costa do mar do Norte, na Holanda, com o seu amor, Natal, e os dois filhos.

VER +

10%

O Grande Livro dos Hambúrgueres Vegetarianos
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Segundo Nina Olsson, chef, fotógrafa e autora de O Grande Livro dos Hambúrgueres Vegetarianos, há muito que os hambúrgueres deixaram de ser fast food. Hoje em dia, são sinónimo de slow food de qualidade, um formato que engloba todas as possibilidades que a imaginação gastronómica consiga abarcar… sobretudo nas versões vegetarianas e veganas.

Se nunca se atreveu a experimentar fazer hambúrgueres vegetarianos em casa, esta receita básica que combina leguminosas, cereais, legumes e intensificadores de sabor, é a oportunidade ideal. Ajuste as quantidades de cada grupo de ingredientes de modo a criar uma mistura pegajosa, que mantenha a consistência ou junte mais ingredientes ricos em amido, como cereais e feijão, para uma consistência mais firme. Pode também escolher a sua combinação de ingredientes entre as sugestões dadas ou usar uma variedade de ingredientes semelhantes para criar o seu hambúrguer. Aceita o desafio?


Ingredientes 

para 4 hambúrgueres

  • 300 g de cogumelos, beringela, cebola ou beterraba salteados, picados grosseiramente (ou mais, se necessário);
  • 300 g de feijão ou lentilhas de lata escorridos e passados por água, esmagados com um garfo (ou mais, se necessário);
  • cerca de 1/3 de cháv. (70 g) de arroz integral, bulgur ou freekeh cozinhados (ou mais, se necessário);
  • cerca de ¼ de cháv. (40 g) de flocos de aveia ou outros flocos (ou mais, se necessário);
  • 3 dentes de alho esmagados;
  • 2 c. de sopa (8 g) de levedura nutricional ou queijo parmesão ralado;
  • 2 c. de sopa (30 ml) de molho de soja ou molho tamari;
  • ¾ de c. de chá de sal, ou mais, a gosto;
  • ¼ de c. de chá de pimenta preta moída na hora, ou mais, a gosto;
  • ervas aromáticas, especiarias, queijos ou outros temperos fortes (opcional);
  • azeite ou ghee para fritar;
  • 4 pães abertos e ligeiramente torrados.

 

Modo de preparação

1. Numa tigela grande, misture todos os ingredientes exceto o azeite ou ghee. Divida o preparado em porções e triture-o num robô de cozinha durante alguns segundos até obter uma textura de migalhas – não triture demais, ao ponto de ficar uma farinha. Volte a misturar todas as porções trituradas na tigela. Faça um hambúrguer de teste para ver se o preparado está suficientemente consistente. Ajuste a firmeza com mais cereais secos se a mistura estiver demasiado húmida, ou acrescente elementos mais suculentos se estiver demasiado seca. Prove e retifique os temperos com mais sal ou outros ingredientes se lhe parecer desenxabida – tem de ser empolgante para o seu palato.


2. Deixe a mistura a refrescar no frigorífico por 15 minutos a 24 horas, com a tigela tapada. Divida o preparado em 4 partes iguais e molde cada uma delas em forma de hambúrguer.

3. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite em lume médio-alto. Frite os hambúrgueres por 3 a 4 minutos de cada lado, até alourar. Em alternativa, preaqueça o forno a 190 °C, coloque os hambúrgueres num tabuleiro de forno e asse por 15 a 20 minutos, virando-os cuidadosamente a meio do tempo de cozedura. Pode ainda usar uma combinação dos dois métodos: preaqueça o forno a 190 °C enquanto aquece a frigideira em lume médio-alto. Deite um fio de azeite na frigideira e frite cuidadosamente os hambúrgueres por 2 a 3 minutos, no total, de ambos os lados, até alourar. Transfira-os para um tabuleiro fundo e leve ao forno por cerca de 10 minutos, virando-os cuidadosamente a meio do tempo de cozedura. Este método deixa os hambúrgueres com uma superfície exterior mais rija, da fritura, e acabam de cozinhar no forno.

4. Torre ligeiramente o pão e monte os hambúrgueres com as coberturas a seu gosto.

 

Bom apetite!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.