Arroz-doce à antiga
Por: Bertrand Livreiros a 2022-07-18 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
A autora do sucesso A Sair do Forno, Rosa Cardoso, acaba de lançar o seu segundo livro, Para comer à colher, recheado de sobremesas adequadas a vários gostos e ocasiões.
Rosa Cardoso é Chef de pastelaria e responsável, desde 2013, pelo blogue Be Nice Make a Cake, onde partilha as suas receitas, prometendo nunca faltar o seu ingrediente especial: o amor.
Neste novo lançamento, a autora apresenta 6 capítulos de receitas, que vão dos doces tradicionais portugueses a sobremesas internacionais requintadas, como verrines, pudins, semifrios, gelados, cheesecakes ou mousses. Todos para comer à colher e… chorar por mais.
Ingredientes:
100g de arroz carolino
200g de água
1 casca de limão
700 a 900g de leite meio-gordo ou gordo
85g de açúcar granulado
Canela para decorar
1 pitada de sal
Preparação:
Numa panela coloque o arroz com a casca de limão, o sal e a água. Ligue o fogão em lume médio e deixe cozer até absorver toda a água.
Comece a juntar uma chávena de leite quente de cada vez e mexa sempre bem a cada adição, até o arroz absorver o líquido todo.
Quanto mais leite juntar, mais cremoso vai ficar; por isso, fica à sua consideração a quantidade final de leite. Na última adição de leite, não o deixe absorver totalmente, deverá ficar mais líquido.
Quando o arroz estiver cozido, coloque o açúcar e continue a mexer lentamente durante mais alguns minutos antes de desligar.
Retire a casca de limão e coloque o arroz-doce em tacinhas ou num prato. Decore com canela em pó e deixe arrefecer.
“Eu gosto de o comer ligeiramente morno quando está mais cremoso”, confessa a autora, no seu livro.