Um amor para toda a vida | Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir

Por: Bertrand Livreiros a 2019-01-30

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre nasceu em Paris a 21 de junho de 1905. Em 1924 ingressou na École Normale Supérieure, onde despertou o seu interesse pela filosofia e conheceu aquela que viria a tornar-se a sua companheira de vida, Simone de Beauvoir. Em 1938 publicou o seu primeiro romance, A Náusea, texto centrado no tema do absurdo da existência que não só alcançou imediato êxito literário como desde logo anunciou Sartre como um dos expoentes do pensamento filosófico francês do século xx. Desdobrando a sua atividade literária pelos mais diversos géneros, destacam-se da sua obra os ensaios O Ser e o Nada e Crítica da Razão Dialética, peças de teatro como As Moscas e As Mãos Sujas ou a autobiografia As Palavras. Em 1964 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, que recusou como protesto contra os valores da sociedade burguesa. Morreu a 15 de abril de 1980, em Paris.

VER +
Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir (1908-1986) nasceu em Paris, no seio de uma família burguesa, e era a mais velha de duas irmãs. Estudou Filosofia na Sorbonne, onde conheceu Sartre, companheiro de toda a vida e com quem viveu uma relação célebre pelos seus padrões de abertura e honestidade. No final da Segunda Guerra Mundial, editou a revista política Les Temps Modernes, fundada por Sartre e por Merleau-Ponty, entre outros. Foi ativista no movimento francês de emancipação das mulheres, nos anos de 1970, e serviu de modelo e de influência aos movimentos feministas posteriores. Simone de Beauvoir ganhou o Prémio Goncourt em 1954 com Os Mandarins, cujo herói se inspira na figura de Nelson Algren, com quem manteve um longo e intenso romance.
Autora de uma vasta obra literária, filosófica e autobiográfica, Simone de Beauvoir publicou, em 1949, O Segundo Sexo, texto basilar do feminismo contemporâneo.

VER +

10%

Letters To Sartre
16,73€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS
Adieux
19,44€
coração3

 

Quem são?

Ambos autores e filósofos, Jean-Paul Sartre foi um dos expoentes do pensamento filosófico francês e da corrente existencialista na literatura do século XX. Em 1964, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura, galardão que recusou como protesto contra os valores da sociedade burguesa. Simone de Beauvoir , para além da escrita e da filosofia, dedicou-se também ao ativismo, tendo participado no movimento francês de emancipação das mulheres, nos anos de 1970, e servido de modelo e de influência aos movimentos feministas posteriores.

 

Como se conheceram?

Em 1924, quando Sartre ingressou na École Normale Supérieure para estudar filosofia, conheceu outra estudante brilhante de filosofia, Simone, sendo ambos os melhores da sua classe. Embora Sartre tivesse reputação de ser mulherengo e amigo da bebida, ainda assim chamou a atenção de Simone e os dois começaram a organizar sessões de estudo juntos. Desde aí, começaram a ver-se todos os dias.

 

O que torna o seu amor especial?

Embora longe de ser perfeito, duas características que definiram a relação de Beauvoir e Sartre foram a sinceridade, acima de tudo, e a recusa em obedecer a qualquer convenção social. Sendo os dois grandes críticos dos valores da sociedade da altura, que consideravam hipócrita, optaram por nunca se casar e mantinham uma relação aberta, sendo ambos livres de ter quantos amantes quisessem desde que fossem sempre honestos um com o outro. Juravam assim devoção mútua um ao outro, com total liberdade. Ficaram juntos até à morte de Sartre em 1980, sendo que Simone juntar-se-ia a ele 6 anos depois. Os dois partilham um túmulo no cemitério de Montparnasse em Paris.

 

26-3
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.