Paul Lynch é o vencedor do Booker Prize 2023

Por: Marta Ribeiro a 2023-11-28 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Prophet Song, o quinto livro do escritor irlandês Paul Lynch, levou para casa um dos galardões mais importantes do mundo literário — o Booker Prize. O anúncio foi feito em Londres, numa cerimónia realizada no passado domingo, dia 26 de novembro.

A narrativa tem como pano de fundo uma Irlanda distópica e demorou quatro anos a ser concluída. A primeira cena denuncia o universo desta história: uma cientista, a protagonista, recebe uma visita de agentes da polícia secreta. Na cerimónia, o escritor afirmou que o objetivo era fazer com que quem o lesse "compreendesse o totalitarismo" através de um "realismo intenso", quer que o leitor “sinta o problema” e não só saiba que existe.

No site do Booker, os júris destacam o caráter “intemporal e inesquecível” da obra e acrescentam que “é um marco notável para um escritor conseguir capturar as ansiedades políticas e sociais do momento em que vivemos de forma tão envolvente”. 

Paul Lynch já tinha sido premiado com outras obras, mas esta é a primeira a chegar à shortlist do Booker, que todos os anos destaca um livro publicado originalmente em língua inglesa. Para já, nenhum livro do escritor irlandês está publicado em Portugal.

Em 2022, Shehan Karunatilaka venceu o Booker com As Sete Luas de Maali Almeidaque se tornou um fenómeno e já foi traduzido para várias línguas. Em Portugal, foi publicado em setembro de 2023.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.