O vencedor do Man Booker Prize 2022 

Por: Bertrand Livreiros a 2022-10-18 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Shehan Karunatilaka

Shehan Karunatilaka

Shehan Karunatilaka (nascido em 1975 em Colombo) é um escritor do Sri Lanka, estudou na Nova Zelândia e morou e trabalhou em Londres, Amsterdão e Singapura.
Reconhecido pelo seu romance de estreia de 2010, Chinaman: The Legend of Pradeep Mathew, que ganhou o Prémio Commonwealth, o Prémio DSC, o Prémio Gratiaen e foi considerado o segundo maior livro de críquete de todos os tempos. por Wisden. O seu romance The Seven Moons of Maali Almeida (Sort of Books, 2022) foi anunciado como vencedor do Booker Prize 2022 a 17 de outubro de 2022.

VER +

10%

The Seven Moons Of Maali Almeida
21,88€ 19,69€
PORTES GRÁTIS

A edição de 2022 do prestigiado prémio de ficção em língua em inglesa decorreu segunda-feira, 17 de outubro de 2022, na sala de espetáculos Roundhouse, em Londres, Inglaterra.



O prémio foi atribuído a The Seven Moons of Maali Almeida, do autor cingalês Shehan Karunatilaka. A obra é um “thriller metafísico, um filme noir da vida além da morte que dissolve as barreiras não apenas dos diferentes géneros, mas também da vida e da morte, corpo e espírito, este e oeste”, de acordo com Neil Mcgregor, presidente do júri e historiador de arte e escritor. 
 

No discurso de aceitação do prémio, o autor afirmou: “O meu desejo para os escritores nesta sala e para os escritores em toda a parte é que tenham três senhoras, três senhores, três não binários ou qualquer combinação que prefiram para olhar por vocês quando os dias não são bons”, agradecendo também a uma longa lista de colaboradores, principalmente aos seus editores, que aceitaram publicar o seu livro, que foi considerado por muitos “difícil e estranho”, e às “três senhoras” com quem o escritor vive e a quem The Seven Moons of Maali Almeida é dedicado.
 

A segunda obra de Karunatilaka narra a história de Maali, um fotojornalista de guerra que, após a morte, dá por si numa espécie de gabinete de emissão de visas celestiais, onde lhe são dadas “sete luas” para resolver o mistério da sua morte súbita e revelar um rolo de fotografias que promete “abanar” o Sri Lanka, devastado pelos horrores da guerra civil.
 

Lembrando que The Seven Moons of Maali Almeida é sobre o assassinato de um fotojornalista de guerra, o autor confessou que gostaria de ler os nomes de “todos os jornalistas, ativistas, políticos, civis e inocentes que foram assassinados pelo Estado [cingalês] por se lhe oporem”. Confessou, ainda, ter esperança que num futuro próximo o Sri Lanka entenda que “estas ideias de corrupção, raça e colonialismo não funcionam e nunca vão funcionar e que, nessa altura, Seven Moons esteja na secção de fantasia das livrarias, ao lado dos dragões e unicórnios.”
 

Fonte: Observador

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.