"A Vida Mentirosa dos Adultos" | Aperfeiçoar a mentira como forma de contar a verdade

Por: Marisa Sousa a 2020-11-17

Elena Ferrante

Ninguém sabe quem é Elena Ferrante e os seus editores originais procuram manter silêncio absoluto sobre a sua identidade. Houve até quem suspeitasse que se trata de um homem; outros dizem que nasceu em Nápoles e viveu na Grécia e em Turim.
A maioria dos críticos considera-a a nova Elsa Morante, uma voz extraordinária que provocou um terramoto na narrativa dos últimos anos. O sucesso de crítica e público reflete-se em artigos publicados em jornais e revistas como The New York Times e Paris Review.
A saga composta por A amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e História da Menina Perdida está destinada a tornar-se um clássico da literatura europeia do século XXI.

"Não me arrependo de meu anonimato. Descobrir a personalidade do escritor através das histórias que propõe, das suas personagens, dos objetos e paisagens que descreve, do tom da sua escrita, não é mais nem menos que um bom modo de ler." Elena Ferrante numa entrevista via mail para Il Corriere della Sera.

VER +

10%

A Vida Mentirosa dos Adultos
21,00€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Vem aí a Noite dos Livros Censurados

No ano em que comemoramos 50 anos da Revolução que instaurou a liberdade em Portugal, o Plano Nacional de Leitura quer lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos, em Portugal e no mundo. Durante a semana de 22 a 28 de abril, é lançado o desafio a bares, centros culturais, associações, livrarias, bibliotecas, institutos, teatros e outros, para que organizem noites de livros censurados, trazendo à luz textos e autores que ao longo da História foram votados à escuridão.

5 coisas surpreendentes que eram proibidas antes do 25 de abril

Para quem não viveu durante este período da História de Portugal, até pode parecer mentira, mas o nosso país era um lugar muito diferente antes de 25 de abril de 1974. Para além das proibições evidentes impostas por um regime ditatorial, como a liberdade de expressão ou de imprensa, havia algumas um pouco mais… fora da caixa. No livro Antes do 25 de abril era proibido, o jornalista António Costa Santos recorda este tempo de restrições em que sentenças como “é proibido”, “não se faz”, “parece mal” ou “é pecado” ditavam as normas e os costumes, muitas vezes com consequências muito sérias para os incumpridores. 

5 novos autores portugueses na corrida ao Prémio Livro do Ano Bertrand

Na sua 8ª edição, o Prémio Livro do Ano Bertrand conta com alguma caras novas entre os finalistas. Da seleção de 70 livros apurados à segunda fase de votações, fazem parte cinco estreias literárias de autores portugueses, com obras de diferentes géneros literários, desde a poesia ao ensaio. Fique a conhecer os livros finalistas deste cinco autores portugueses que prometem dar que falar, e se já é Leitor Bertrand tenha atenção ao seu e-mail para eleger os vencedores – as votações começam no dia 3 de abril.

O The Guardian considerou-o "surpreendente", a revista norteamericana Vox classificou-o como "formidável" e o El País apelidou as suas personagens femininas de “verdadeiras obras de arte”. A Netflix comprou os direitos de adaptação ainda antes do lançamento da edição original e prepara para breve a estreia da série com título homónimo.


A ficção literária é, nas palavras de Ferrante, “uma mentira propositada para dizer sempre a verdade”. O seu novo romance, A Vida Mentirosa dos Adultos (Relógio D’Água), é contado na primeira pessoa por Giovanna, a adolescente protagonista, que ao longo da narrativa que acompanha o seu crescimento aprende, com todas as dores de crescimento inerentes, que os adultos à sua volta — principalmente a sua família — lhe mentem. E mais do que o conteúdo destas mentiras, é a forma e o objetivo das mentiras que a desconcertam e transformam.

 

” Para tolerar a existência, mentimos, sobretudo a nós próprios. As mentiras protegem, atenuam a dor, permitem que evitemos o susto de refletir seriamente, diluem os horrores do nosso tempo."


Ficamos desarmados, frente a frente com as desilusões que nascem das expetativas, das aparências frágeis, da traição, das teias complexas que os adultos vão tecendo e onde acabam por ficar presas a inocência e a ingenuidade das crianças. Ao jeito de Ilusões Perdidas, de Balzac, ou Educação Sentimental, de Flaubert (como tão bem lembrou a revista The Atlantic), A Vida Mentirosa dos Adultos põe-nos na primeira fila. É daí que assistimos a relações tumultuosas e ambiguidades morais, à desorientação e revolta dos que se sentem abandonados, os desajustados que, a determinado ponto na escala da dor, encaram a vida como um processo que se faz em oposição a tudo e todos os que lhes falharam, superando-os — principalmente nas suas falhas. "Aperfeiçoei a minha maneira de mentir contando a verdade", confessa Giovanna.

O resto é arte, a de contar uma história com várias camadas onde, amiúde, revemos também estilhaços e dores que foram (e são?) nossos. A arte de nos levar, sem darmos conta, a compreender e a perdoar algumas das mentiras que nos povoaram. Reais ou imaginadas. A arte de materializar Giovanna na nossa vida e de não termos vontade de a deixar ir embora depois da última página.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.