Quizz: Qual livro de Stephen King deve ler?

Por: Beatriz Sertório a 2021-09-21 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Stephen King

Stephen King

Romancista norte-americano, Stephen King nasceu em 1947, em Portland, Maine. Filho de um marinheiro mercante, que abandonou a família em 1950, foi criado pela mãe, em Durham, juntamente com o seu irmão David. A mãe viu-se forçada a trabalhar precariamente para poder sustentar os seus filhos.

Aos seis anos de idade, o jovem Stephen teve de proceder à punctura do tímpano por diversas vezes, experiência dolorosa que nunca conseguiria esquecer. Deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos, ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. Entretanto, editava o jornal do liceu, The Drum, e escrevia para o jornal local, o Lisbon Weekly Enterprise. Publicou o seu primeiro conto, In A HalfWorld Of Terror, numa fanzine de terror. Em 1970 licenciou-se pela Universidade do Maine e, no ano seguinte, casou com Tabitha Spruce, que também viria a alcançar reputação como escritora. De 1971 a 1974, Stephen King foi instrutor na Hampden Academy, até ter publicado o seu primeiro romance, Carrie (1974), a história de uma rapariga com poderes telecinéticos. Atirou as primeiras páginas do trabalho ao lixo, mas foram resgatadas pela esposa, que o encorajou a prossegui-las. A obra não teve, a princípio, senão um sucesso modesto, mas com a adaptação para cinema e com a publicação do romance Salem's Lot (1976), conseguiu estabelecer-se como importante escritor de literatura de terror. Nos finais do verão de 1974, Stephen King decidiu passar umas férias prolongadas no Colorado na companhia da sua família. De visita ao Stanley Hotel, em Estes Park, chegou-lhe a inspiração para o seu romance seguinte, The Shining (1975), que chegaria a obter versão cinematográfica pela mão de Stanley Kubrick, em 1977. Nessa época, segundo confissão do próprio autor, tinha a braços problemas de abuso de álcool e drogas. Na segunda metade dos anos 70, Stephen King começou a publicar uma série de romances sob o pseudónimo Richard Bachman, de que Rage (1977) e The Long Walk (1979) são exemplos. Em junho de 1999, o escritor ficou gravemente ferido em consequência de um atropelamento por uma carrinha. Não obstante, no mês seguinte começou a publicar uma série de folhetins virtuais no seu website www.stephenking.com, sendo o primeiro escritor de gabarito a recorrer ao suporte virtual. Na primeira história, uma vinha sobrenatural começa a crescer numa editora de livros de bolso, trazendo sucesso e riquezas em troca de sangue e carne fresca. Em convalescença do acidente, Stephen King decidiu fazer um balanço do seu início de carreira, com On Writing (2000), obra principalmente destinada a aconselhar potenciais escritores. Stephen King passou a maior parte da sua carreira como romancista em Bangor, no estado do Maine.

VER +

Últimos artigos publicados

“Lisboa Cliché” | Da beleza do erro e da inutilidade de todos os dias

O escritor Miguel Torga era da opinião de que “a vida afetiva é a única que vale a pena. A outra apenas serve para organizar na consciência o processo da inutilidade de tudo.” Certamente, o mesmo é verdade no que diz respeito à construção das nossas memórias. A memória pública, construída a partir daquilo que absorvemos na escola, nos meios de comunicação ou nos manuais de História, ajuda-nos a ordenar o nosso pensamento acerca daquilo que conhecemos. Mas é a partir da nossa memória pessoal que construímos aquilo que somos. 

4 biografias musicais ilustradas para celebrar o Dia Mundial da Música

Afirmou o filósofo Friedrich Nietzsche que "a vida, sem música, seria um erro". Porque também não imaginamos a nossa vida sem livros, neste Dia Mundial da Música, apresentamos-lhe quatro biografias musicais ilustradas que não pode perder.

Chegou o outono e, com ele, os livros mais aguardados do ano

Outono é sinónimo de chuva, de dias de frio passados debaixo de uma manta, de ruas pintadas de tons de laranja, meias felpudas e chá. É também sinónimo de rentrée literária, a altura em que chegam às livrarias alguns dos livros mais aguardados do ano. Para dar as boas-vindas à nova estação, partilhamos consigo algumas das novidades mais interessantes que poderá encontrar nas nossas livrarias até ao final do ano. Prepare-se para ver a sua "lista de desejos" a aumentar!

Quer nunca tenha lido Stephen King, quer já se encontre familiarizado com os seus livros, é fácil sentir-se intimidado pela extensão da obra do rei do Terror. Embora seja mais conhecido por ser o mestre dos  thrillers, o autor tem vindo a aventurar-se também em géneros como a ficção científica, a fantasia, o romance policial, o conto ou o ensaio. Ao todo, são mais de 200 as obras assinadas pelo autor, quantidade que pode deixar até o leitor mais dedicado a sentir-se um pouco perdido.

Para ajudar, fizemos um pequeno quizz que o ajudará a escolher qual deverá ser a sua próxima (ou quem sabe, a primeira) leitura do autor. Uma vez que celebra hoje o seu 74º aniversário, não se esqueça de partilhar o quizz com amigos e comentar os resultados.

Parabéns, Stephen King!


 

 

 

 

Ficou satisfeito com o resultado? Pode encontrar este e outros livros de Stephen King na nossa livraria online.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.