Quatro espetáculos para marcar na agenda

Por: Cecília Ferreira a 2022-08-04 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

Vem aí a Noite dos Livros Censurados

No ano em que comemoramos 50 anos da Revolução que instaurou a liberdade em Portugal, o Plano Nacional de Leitura quer lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos, em Portugal e no mundo. Durante a semana de 22 a 28 de abril, é lançado o desafio a bares, centros culturais, associações, livrarias, bibliotecas, institutos, teatros e outros, para que organizem noites de livros censurados, trazendo à luz textos e autores que ao longo da História foram votados à escuridão.

5 coisas surpreendentes que eram proibidas antes do 25 de abril

Para quem não viveu durante este período da História de Portugal, até pode parecer mentira, mas o nosso país era um lugar muito diferente antes de 25 de abril de 1974. Para além das proibições evidentes impostas por um regime ditatorial, como a liberdade de expressão ou de imprensa, havia algumas um pouco mais… fora da caixa. No livro Antes do 25 de abril era proibido, o jornalista António Costa Santos recorda este tempo de restrições em que sentenças como “é proibido”, “não se faz”, “parece mal” ou “é pecado” ditavam as normas e os costumes, muitas vezes com consequências muito sérias para os incumpridores. 

5 novos autores portugueses na corrida ao Prémio Livro do Ano Bertrand

Na sua 8ª edição, o Prémio Livro do Ano Bertrand conta com alguma caras novas entre os finalistas. Da seleção de 70 livros apurados à segunda fase de votações, fazem parte cinco estreias literárias de autores portugueses, com obras de diferentes géneros literários, desde a poesia ao ensaio. Fique a conhecer os livros finalistas deste cinco autores portugueses que prometem dar que falar, e se já é Leitor Bertrand tenha atenção ao seu e-mail para eleger os vencedores – as votações começam no dia 3 de abril.

Inspirados no universo literário, reunimos quatro sugestões de espetáculos que não pode perder.



1.   Muito Barulho por Nada, no Teatro do Bairro
As magníficas Ruínas do Museu do Carmo, serão palco do regresso de uma das mais emblemáticas comédias de William Shakespeare – Muito Barulho Por Nada (Much Ado About Anything) – a partir da tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen. A peça estará em cena de 29 de julho a 20 de agosto de 2022. Os bilhetes poderão ser adquiridos aqui.


2.   Heidi – O musical, em sua casa
A partir da obra clássica de Johanna Spyri, Heidi – O musical, encontra-se disponível em formato streaming para uma autêntica sessão familiar. A pureza de pensamento e a sabedoria ingénua desta personagem conduz-nos a temas essenciais tais como a igualdade de género, inclusão, diferença e a saudade. Os bilhetes poderão ser adquiridos aqui, gerando um código numérico que será enviado para o seu e-mail, depois, só terá de o inserir aqui.


3.  Eu sou Clarice, no Convento de São Francisco
Em Eu Sou Clarice, Rita Calçada Bastos apresenta-nos um objeto teatral criado a partir da vida e obra de Clarice Lispector. Esse objeto teatral resulta do eco que essa escritora maior tem na sua visão da vida, inspiração que dura há cerca de 20 anos, altura em que leu A Hora da Estrela. Este espetáculo terá lugar no dia 8 de setembro e poderá adquirir os bilhetes aqui.


4.  Vamos Tocar Estórias, no Fórum Luísa Todi
Esta é a oportunidade de ouvir um quinteto tocar a estória escrita por Esopo há 2500 anos: A estória da Lebre e da Tartaruga. Esopo inventou as fábulas como as conhecemos dos dias de hoje, e esta é, uma homenagem à sua personalidade, num espetáculo para miúdos e graúdos. Estará em cena no dia 11 de setembro, e poderá adquirir os bilhetes aqui.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.