Os preferidos de 2021 | 5 sugestões
Por: Cecília Ferreira a 2022-09-23 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Dia 23 de setembro assinala-se o início do Outono, que traz consigo a vontade de ficar no sofá, a beber um chá, acompanhado de um bom livro. Reunimos cinco sugestões leitura, que figuraram entre os preferidos de leitores e livreiros, na 6.ª edição do Prémio Livro do Ano Bertrand 2021.
1. O Vício dos Livros, de Afonso Cruz
Afonso Cruz produziu uma obra para os viciados em livros, onde agrupa relatos históricos e curiosidades literárias, de reflexões e memórias pessoais, e dialoga com várias obras, escritores e todos os leitores. Vanessa Neves, Livreira Bertrand, descreve-o como “Um livro que nos faz viajar por entre a história dos próprios livros. Cada página é recheada de memórias que apetecem ser revisitadas várias vezes! Uma obra universal.”.
2. Sapiens: Os Pilares da Civilização, de Yuval Noah Harari e David Vandermeulen
Nesta novela gráfica, ilustrada por Daniel Casanave e escrita por Yuval Noah Harari e David Vandermeulen, aborda-se uma das maiores transformações da História: a Revolução Agrícola e as suas inesperadas consequências para a sociedade humana. Este vem dar continuidade ao diálogo iniciado em Sapiens: História Breve da Humanidade.
3. Jerusalém, de Simon Sebag Montefiore
Simon Sebag Montefiore, recorrendo a novos arquivos, a publicações recentes, aos documentos da sua família e à investigação de toda uma vida, revela as diferentes fases de mutação de Jerusalém, a Cidade Santa que é agora um elemento essencial da paz no Médio Oriente.
Sobre a obra, diz o autor: “Tenho a sensação de que passei a minha vida a preparar-me para escrever este livro. A minha abordagem não agradará a toda a gente; não convém esquecer que estamos a falar de Jerusalém. Que continua a ser o centro do mundo.".
4. Integrado Marginal, de Bruno Vieira Amaral
Esta biografia dá a conhecer o processo de construção de um escritor. Retrata a evolução da escrita e como se processa a publicação de José Cardoso Pires, que sempre se manteve fiel às suas crenças e traços intrínsecos, apesar dos ódios a que estava exposto (ao campo, ao regime, à pequena burguesia da qual era originário, à literatura sentimental e demagógica, à polícia, à Igreja). Integrado Marginal é “uma das melhores biografias dos nossos tempos”, segundo vários críticos da imprensa nacional.
5. Torne-se um Decifrador de Pessoas, de Alexandre Monteiro
Neste livro técnico, acompanhado de fotografias, dicas e exercícios, garante-se ao leitor a habilidade de descodificar as intenções e características das pessoas pelos seus movimentos. Alexandre Monteiro reuniu vários ensinamentos das maiores escolas de espionagem mundiais, como FBI, MI6, CIA e MOSSAD, oferecendo uma leitura interessante para quem procura compreender melhor o significado das ações humanas.