Descubra mais VER +
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021 - Não Ficção
Notívago, boémio, brigão. Receoso de que a imagem pública lhe ensombrasse os méritos literários. Crítico do marialvismo. Acusado de ser marialva. Bem relacionado. Obcecado com a própria independência. O maior escritor da segunda metade do século XX. Um escritor datado e sem a mesma projeção internacional de um Lobo Antunes ou de um Saramago. Um espírito insubmisso. Um casamento duradouro. A convicção e a crença no próprio trabalho. Momentos de dúvida e angústia. Neste livro, vive um homem cuja personaldade foi formada no antagonismo. E um espírito que, apesar de amarrado a diversos ódios (ao campo, ao regime, à pequena burguesia da qual era originário, à literatura sentimental e demagógica, à polícia, à Igreja), nunca desistiu de Portugal e de ser escritor.
Da influência inicial da literatura anglo-saxónica, passando pela necessidade de encontrar uma "sintaxe citadina", ou pela importância de incorporar a experiência na criação literária sem cair no sentimentalismo ou no confessionalismo, até ao salazarismo enquanto quadro de mentalidades contra o qual toda a obra de Cardoso Pires se desenvolve, esta biografia dá a conhecer o processo de construção de um escritor.
Pela mão do destacado escritor Bruno Vieira Amaral, o leitor conhece a exigência obsessiva e quase doentia, a lentidão no processo de escrita e publicação e como isso entrava em contradição com a aspiração ao profissionalismo e com a insistência na dignificação do ofício de escritor que toda a vida José Cardoso Pires, o integrado marginal, defendeu.
Ricardo Araújo Pereira, Governo Sombra
Francisco José Viegas, Correio da Manhã
«Muito bem documentada, organizada e escrita, uma excelente biografia de grande escritor e figura singular. A ler, obrigatoriamente.»
José Carlos de Vasconcelos, Jornal de Letras
«Integrado Marginal é muito mais do que uma biografia. Reconstitui um percurso de exceção, lê com acutilância a sua produção literária e põe em foco a época que, para o bem e para o mal, moldou o escritor.»
Luís Ricardo Duarte, Jornal de Letras
«Bruno Vieira Amaral assina uma biografia brilhante capaz delinear a vida e a obra, os triunfos e as contradições de José Cardoso Pires, um dos maiores escritores portugueses do século XX.»
José Mário Silva, Expresso
«O escritor excelentíssimo, antiditadura e antiburguês, baixinho, boémio e brigão, mestre de oficina obsessiva e insegurança crónica, ressuscita na biografia «Integrado Marginal».»
Sílvia Souto Cunha, Visão «Tudo se lê com a fluidez de um romance, com a personagem-protagonista a ganhar um corpo e uma profundidade numa grande inteireza.»
Isabel Lucas, Público
«Bruno Vieira Amaral calibra bem a vasta informação de que dispõe, analisa com argúcia a obra de Cardoso Pires e abstém-se de especulações laterais.»
Eduardo Pitta, revista Sábado
«Sendo certo que nenhuma biografia é completa e definitiva, algumas há que ficam lá bem perto.»
Sandra Sousa, RTP 2
Um dos melhores livros que li este ano, talvez o melhor até agora. A escrita é primorosa, envolvente, mas o que mais apreciei foi o enquadramento histórico, social e político muito bem fundamentado e todo o trabalho monumental de investigação em que a biografia assenta. José Cardoso Pires merece esta sua vida tão bem contada.