Gonçalo Pereira Rosa recomenda "O Inspector da PIDE que Morreu Duas Vezes"

Por: Bertrand Livreiros a 2020-03-26 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Gonçalo Pereira Rosa

Jornalista desde 1994, é o diretor da edição portuguesa da National Geographic. Docente e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, escreve sobre a história do jornalismo português.

É autor de três livros, um guião de banda desenhada e do blogue Ecosfera. Tem em curso uma investigação sobre a história do Diário Popular.

VER +

20%

Desafiámos os autores a partilharem connosco algumas leituras, levando até aos leitores o poder terapêutico da literatura. Gonçalo Pereira Rosa respondeu ao desafio e recomendou-nos o seu livro O Inspector da PIDE que Morreu Duas Vezes

 


 

Jornalista desde 1994, Gonçalo Pereira Rosa é o diretor da edição portuguesa da National Geographic. Docente e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, escreve sobre a história do jornalismo português. É autor de três livros, um guião de banda desenhada e do blogue Ecosfera. Tem em curso uma investigação sobre a história do Diário Popular.

 

Este livro, como o próprio autor explica, "celebra o jornalismo - o bom e o mau -, contando alguns dos episódios mais memoráveis do século XX, as vitórias e as derrotas publicadas na primeira página". Assim, Gonçalo Pereira Rosa conta episódios como aquele em que o Diário de Notícias "noticiou, por engano, a morte do escritor Marcel Proust" e histórias como a de Fernanda Reis, a jornalista "que se lançou de pára-quedas na Guerra da Coreia para que ninguém pudesse dizer que uma senhora não podia ser correspondente de guerra". A sua história favorita, porém, é a da vez em que o Diário de Lisboa publicou a "notícia da aterragem de um OVNI na Serra da Gardunha" - fraude que teve de ser desmentida. 

 

"Nestes dias, em que estamos tão necessitados de bom jornalismo, serve de lembrete de como o jornalismo fará sempre falta numa sociedade como a nossa, trazendo-nos sempre factos e trazendo pilares aos quais nos podemos agarrar. De alguma maneira, este livro celebra também o jornalismo que nós queremos."

 

 

Partilhe também connosco as suas leituras preferidas.
Envie-nos os seus vídeos para leitor@bertrand.pt.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.