Chegou ontem ao fim a série The Great American Read, da rede televisiva americana PBS, que tinha como objetivo determinar qual o livro preferido dos norte-americanos. Depois de um primeiro inquérito, feito a nível nacional e que seleccionou 100 nomeados, a série convidou os espectadores a partilhar testemunhos sobre os seus eleitos, fez entrevistas a autores de renome, que partilharam os seus livros preferidos, e apresentou os 100 nomeados, em 8 episódios de uma hora, que foram sendo exibidos ao longo de todo o Verão.
Como critérios de selecção, cada autor podia ter apenas um título nomeado (de modo a manter a lista diversificada); e os livros que fizessem parte de sagas (como, por exemplo, Harry Potter e Senhor dos Anéis), contavam apenas como uma entrada elegível na lista. Os livros podiam ser de qualquer parte do mundo, desde que estivessem publicados em inglês e fossem de ficção.
Chegada a votação ao fim, os norte-americanos escolheram como livro preferido: Mataram a Cotovia (no original, To Kill a Mockingbird) de Harper Lee.
O clássico americano, vencedor do Prémio Pulitzer em 1961, passa-se durante a Grande Depressão e fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista, numa pequena cidade imaginária do Alabama.
Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando-os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus, vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal. Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.
No top 5 ficaram ainda a saga Outlander de Diana Gabaldon, a saga de J.K. Rowling, Harry Potter, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Os resultados podem ser consultados aqui.