Descubra mais VER +
Sobre o livro
Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.
Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Hogwarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.
Mas quem é esta escritora, que em menos de nada sai do anonimato para as capas de jornais e revistas à escala mundial? Escocesa de nascimento, 34 anos, foi durante três anos (92-95) professora na escola Encounter English, no Porto, onde terá começado a escrever as aventuras deste pequeno herói, que se desloca de vassoura e possui um caldeirão e varinha mágica. De regresso a Edimburgo, acaba o primeiro livro, que é publicado em 1997. Desde aí já lá vão três títulos, múltiplos elogios em muitas páginas de jornais (o "The Times" escreveu mesmo: «Uma geração inteira descobriu o prazer da leitura com Harry Potter») e programas televisivos, dezenas de milhões de exemplares vendidos, milhares de cartas de crianças.
Comentários
-
Magia, amizade e muitas aventuras!
J. K. Rowling revelou-se uma extraordinária contadora de histórias. Através do fantástico mundo de Harry Potter, a escritora transporta-nos para além da imaginação, onde reinam a magia, amizade e muitas aventuras! Um livro que recomendo a qualquer pessoa de qualquer idade que aprecie o verdadeiro entretenimento!
-
Abre-nos a porta para um mundo mágico
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" abre-nos a porta para um mundo mágico. Deslumbrante. E rico em contrastes. (...) "Harry Potter e a Pedra Filosofal" não é um livro infantil. É um manifesto sobre condicionantes do quotidiano, tendo em conta que J. K. Rowling explora temas como os abusos e os maus tratos de crianças, os preconceitos, a discriminação, a divisão de classes, a inveja, o egoísmo, a procura pela perfeição, a competição - nem sempre saudável. Só que a camada que os eleva traz um brilho diferente, sem os romantizar. Rica em pormenores, humor, criaturas fantásticas e personalidades vincadas, esta obra também nos sensibiliza para o sentido de comunidade e para a possível falácia das primeiras impressões, pois «há certas coisas que [só] depois de partilhadas nos obrigam a gostar uns dos outros». O tempo não para. Há feridas que saram. Mas algumas cicatrizes nunca chegam a desaparecer.
-
O livro que mudou tudo
Embora já tivesse lido alguns livros antes, foram os livros do Harry Potter que me incutiram, verdadeiramente, o gosto pela leitura. Foi a primeira vez que li uma saga do princípio ao fim, a primeira vez que fiz fila à porta de uma livraria para ser das primeiras a comprar um livro, a primeira vez que chorei quando uma história terminou ... Esta história fez parte da minha adolescência e continua a fazer parte da minha vida adulta, tendo voltado a lê-la anos depois. Por muito que o tempo passe, sei que nos bons e nos maus momentos, Hogwarts está naquelas páginas à minha espera, pronta para me acolher de braços abertos mais uma vez, como uma segunda casa. Este livro, não sendo o meu favorito da série, não deixa, contudo, de ser muito especial por ser o início de tudo - uma aventura que marcou a minha vida e a de tantas outras pessoas da mesma geração.
- ver menos comentários ver mais comentários
Um livro mágico, com uma história encantadora! Foi um livro que marcou a minha adolescência e que devorei num ápice (assim como os que se seguiram!). Recomendo a crianças, jovens e adultos, pois a história do famoso rapaz com cicatriz, que escapou ao maléfico Voldemort, ficará, para sempre, na história da literatura. Fala de magia, amor, amizade, criaturas fantásticas e, como sempre, da luta do bem contra o mal. Maravilhoso!!!
O livro que fez crescer o meu gosto pela leitura. Um mundo mágico que nos faz ficar envolvidos na história e a querer fazer parte desse mundo. Um livro que recomendo a todos sempre!!!
Sem dúvida que é o livro que mais marcou a minha infância. Absolutamente mágico.
Quando naquela cinzenta manhã o senhor Dursley se deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, não poderia imaginar todos os acontecimentos que se estavam a preparar. Dez anos mais tarde, quando estranhas cartas são endereçadas a Harry Potter, seu sobrinho, e como se um raio atravessasse as suas mentes... O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro? Tive o privilégio de descobrir que Harry Potter era um feiticeiro dentro do livro, no momento em que ele próprio descobre. Passaram-se 20 anos desde a primeira edição, e Harry Potter, digno de todas as idades, continua a juntar gerações.
Quem me dera voltar atrás no tempo e ler este livro outra vez. Li numa altura em que ainda pouco se falava de "Harry Potter" e os filmes ainda não existiam, e fiquei fascinada com a capacidade criativa de J.K Rowling. Apesar de já se saber hoje em dia muito de "Harry Potter", recomendo, e muito, este livro, para TODAS as idades, não somente os mais jovens. Dou só 5 estrelas porque não posso dar mais.
Todos conhecemos o Harry e creio que todos devemos de ter a oportunidade de crescer com este protagonista leal e corajoso, mesmo que já sejamos crescidos. Apesar de os filmes terem tornado os livros da autora mais reais e mais próximos do público em geral, a leitura dos livros torna-se indispensável pela quantidade de detalhes e história neles incluídos. Esta saga será sem dúvida uma daquelas que anseio por reler e um dia, porventura, contar aos meus filhos.
Este é o primeiro livro da saga que se tornou um fenómeno mundial. JK Rowling tem a capacidade de nos fazer sentir parte do mundo que criou através do ponto de vista de Harry, um rapaz que descobre que é feiticeiro e que foi aceite em Hogwarts. É um livro que transporta pequenos e grandes leitores para um mundo mágico de fantasia.
Com 11 anos comecei a ler este livro, mas mesmo nos dias de hoje a mesma paixão continua. Consiste numa saga de livros fascinante que nos faz esperar pela nossa carta de Hogwarts e nos envolve do início do enredo até ao fim. Perfeita para todas as idades, dos mais pequenos até aos mais crescidos, adultos, pais e até mesmo avós. Para os fãs de coração, Hogwarts estará sempre lá para nos dar as boas vindas! Excelente livro!
Lumos. Harry Potter, um rapazinho que vive no armário por baixo das escadas no número 4 de Privet Drive nem imagina que é feiticeiro! - e que o seu destino está traçado mesmo antes de ter nascido. Uma saga intemporal, para todas as idades, que nos leva para um mundo cheio de magia, criaturas, fantasia, amizade, bravura e, também, perigos. Com a coragem de Harry, a lógica de Hermione e inteligência de Ron, começa assim a viagem de nós todos para derrotar o Quem-Nós-Sabemos.
Uma saga que marcou e certamente marcará gerações pelas aventuras, num mundo de magia, com feiticeiros e feitiços pelos olhos encantados de uma criança de 11 anos. É com o mesmo arrebatamento de Harry que entramos em Hogwarts, mas nem tudo é magia e poções, pois Harry tem um inimigo à espreita desde o dia em que os seus pais morreram.
Uma saga de livros fascinante que nos faz esperar pela nossa carta de Hogwarts mesmo muito depois dos nossos 11 anos. Perfeita para todas as idades, dos mais pequenos até aos mais crescidos, adultos, pais e até mesmo avós. Para os fãs de coração, Hogwarts estará sempre lá para nos dar as boas vindas!
Foi com 11 anos que li este livro mas ele permanece na minha vida como se tivesse lido ontem. Foi o livro que mais me marcou em toda a minha vida e até hoje ainda nenhum conseguiu ultrapassar a marca que este deixou.
Quando li este livro há quase 20 anos fiquei completamente fascinada pelo universo de Hogwarts e de Harry Potter, J.K. Rowling faz-nos sonhar e acreditar que com magia tudo fica mais fácil, é um livro para miúdos mas também para adultos que nos conta a história de um miúdo de 11 anos que se vê livre dos tios mas que tem uma missão especial ao ser aceite na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts! Um livro a reler sempre para que possamos continuar a acreditar que a magia é possível uma vez que o mundo encantado de aventuras é um óptimo sitio a revisitar sempre! Deixa-me sempre saudades e tem lugar de destaque na biblioteca!
Harry Potter será, para todo o sempre, um livro que marca e continuará a marcar gerações após gerações. Através de uma escrita simples e fluída, e de uma narrativa bastante apelativa, J. K. Rowling consegue cativar o leitor de forma instantânea.
Há 20 anos quando acabei de ler este livro sonhei com a chegada da carta para Hogwarts. Descobri que nunca chegou, mas dou por mim a regressar vezes sem conta ao reler este livro mais vezes do que alguma vez pensei. O primeiro volume da melhor saga que já li, um dos livros que mais me fez sonhar, continua a ser o meu favorito e dou por mim a recomendar Harry Potter a todas as gerações.
Este livro é a porta aberta para um maravilhoso mundo de magia, que deve ser visitado por todos, miúdos e graúdos! Sem dúvida uma das melhores sagas de sempre e que recomendo a qualquer pessoa sem receios.
Este primeiro livro de uma saga linda e tantas vezes reeditada conta a história de um jovem feiticeiro adoptado pelos tios. Sonhador e de coração puro Harry ensina ao leitor as peripécias e subterfúgios de uma criança que valoriza a amizade pura e a simplicidade das coisas. Com fantasia e muitas aventuras, deixe-se envolver pela magia de Hogwarts!!
O primeiro livro é sempre o primeiro. Onde conhecemos o mundo fascinante dos mágicos e nos apaixonamos pelo universo que JK Rowling construiu