Cinco romances de 2022 para oferecer este Natal
Por: Bertrand Livreiros a 2022-12-20
Últimos artigos publicados
A menos de uma semana para um novo Natal, são muitas as sugestões de livros que podem surgir como potenciais presentes a oferecer. E para não se correr o risco de escolher um livro que a pessoa a quem se oferece já possa ter na estante, nada melhor do que uma seleção de cinco romances publicados já no decorrer deste ano. Uma escolha entre autores estrangeiros e nacionais.
1. Baiôa Sem Data Para Morrer, de Rui Couceiro
Na estreia como romancista, Rui Couceiro conta a história de um jovem professor que decide aceitar a mão que o destino lhe estende e passar desse momento em diante, de mero espectador a narrador e personagem da sua própria vida. Neste romance poético e irónico, viaja-se até ao Alentejo mais profundo, e à aldeia Gorda-e-Feia, onde Joaquim Baiôa, velho faz-tudo, decidiu recuperar as casas que os proprietários haviam votado ao abandono e assim reabilitar, antes que a morte a venha reclamar. Entramos num mundo repleto de personagens, onde o autor põe frente a frente dois mundos antagónicos, o urbano e o rural, e duas gerações que se encontram a meio caminho.
2. Misericórdia, de Lídia Jorge
Escrito a pedido da mãe da autora, falecida em 2020, como uma das primeiras vítimas da Covid-19, Misericórdia, de Lídia Jorge, tem como protagonista Maria Alberta, uma das residentes no lar Hotel Paraíso. Narrado na primeira pessoa, o novo romance da autora assume a forma de um testemunho de compaixão para com aqueles que estando limitados pela sua condição de grande precariedade, vivem uma vida de resistência escondida. Em diálogo com a sociedade atual, é um livro onde se mistura ficção com biografia, emoção e resiliência perante as realidades mais adversas.
3. Uma Pequena Vida, de Hanya Yanagihara
Foi um dos romances finalista do Man Booker Prize. Trata-se de um épico sobre o amor e a amizade no século XXI, que visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou. Narra a história de quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts que se mudam para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Um romance marcado pelos laços de amizade, mas também pela independência, pelo êxito e pelo orgulho que conquistamos ao longo da vida.
4. Cem Anos de Perdão, de João Tordo
O novo romance do autor português marca o regresso da dupla das personagens Pilar Benamor e Cícero Gusmão, prontos para um novo mistério de matizes bizarros, depois dos acontecimentos narrados em Águas Passadas. Na pequena e remota ilha de St Dismas, ao largo da Inglaterra, um crime violentíssimo entre irmãos choca a comunidade, trazendo à superfície o mal-estar entre os ilhéus e os Filhos de Dismas, uma seita religiosa que perdura há séculos. A Polícia local vê-se a braços com um caso que parece impossível de resolver, com a investigação travada pelo obscuro fanatismo dos crentes. É assim que surge a necessidade de encontrar novas soluções para desvendar o caso.
5. Bolo Negro, de Charmaine Wilkerson
Neste romance de estreia da autora norte-americana, os irmãos Byron e Benedetta, que não se veem há oito anos, voltam a sentar-se na mesma mesa, devido à súbita morte da mãe. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar na altura certa. Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado, levando os filhos numa busca pela identidade pessoal e social, que toma a forma de uma saga familiar intensa, em que se cruza o tempo e a geografia.