Cinco dicas para vencer a crise com inteligência

Por: Marisa Sousa a 2020-12-15

Pedro Andersson

Pedro Andersson

Pedro Andersson nasceu em 1973 e apaixonou-se pelo jornalismo ainda adolescente, na Rádio Clube da Covilhã. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade da Beira Interior, e começou a carreira profissional na TSF. Em 2000, foi convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias. Atualmente, continua na SIC, como jornalista coordenador, e é responsável desde 2011 pela rubrica «Contas-poupança», dedicada às finanças pessoais e líder de audiências no seu horário.
O seu último livro, Ganhar Dinheiro – Como criar riqueza com um salário normal, publicado pela Contraponto em 2023, está já na 10.ª edição e vendeu 35 mil exemplares. É também autor da bem-sucedida série de livros Contas-poupança, também da Contraponto, que já conta com quatro volumes.

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Como qualquer outra arte, a literatura é subjetiva. O que é celebrado por uns, é rejeitado por outros. E o que foi criticado ontem pode ser aclamado amanhã. Nem os autores mais consagrados ou as obras mais populares escaparam à crítica, e estes cinco clássicos da literatura não são exceção. Consegue adivinhar quais são pelas críticas que receberam após o seu lançamento? Quem sabe se entre eles está um dos seus favoritos!

Duas ou três ideias sobre…. “Determinado”

Quando Robert M. Sapolsky publicou Comportamento em 2018, sobre a forma como a biologia influencia o comportamento humano, acreditava que qualquer pessoa que o lesse chegaria à mesma conclusão natural: o livre-arbítrio não existe. Estava errado. A verdade é que a nossa sobrevivência enquanto espécie consciente da sua própria mortalidade depende, em grande parte, da nossa capacidade para nos iludirmos; o que inclui, na sua opinião, a crença no livre-arbítrio.

Quizz: Descobre a tua próxima leitura Young Adult

A literatura Young Adult (Jovem Adulto) já conquistou milhões de leitores em todo o mundo com histórias envolventes e apaixonantes, personagens que ficam na imaginação e, claro, os seus característicos e irresistíveis tropes. Estes elementos narrativos recorrentes são muitas vezes a chave para uma experiência de leitura viciante — seja uma amizade a tornar-se algo mais, ou por outro lado inimigos que se apaixonam inesperadamente, um romance que demora a aquecer ou uma história de amor que só pode acabar mal… cada trope tem a sua magia.

Contas Poupança é uma rubrica semanal, apresentada pelo jornalista Pedro Andersson, que já tem lugar cativo no Jornal da Noite da SIC, às quartas-feiras, onde são apresentadas pequenas (em alguns casos, grandes) sugestões de poupanças com impactos reais no orçamento mensal das famílias. Grande parte destas sugestões acabaram por ser publicadas em livro — são já três, e o mais recente apresenta sugestões para vencer a crise com inteligência. Escolhemos 5 delas para partilhar consigo.


SABE QUANTO PAGA EM COMISSÕES BANCÁRIAS?

Os bancos são obrigados por lei a enviar, em janeiro, aos seus clientes, um extrato de comissões que inclui todos os valores pagos no ano anterior. No seu extrato vai encontrar: a comissão cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado; o montante total das comissões cobradas durante o ano anterior; a taxa de juro aplicada aos saldos negativos e o total dos juros cobrados; a taxa de juro aplicada à conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros que recebeu. Se quer saber quais são os bancos que cobram menos do que a concorrência (ou que não cobram nada), basta ir ao site do Banco de Portugal e usar o comparador de comissões. 


QUEM TEM DIREITO A APOIOS PARA COMPRAR FRALDAS?
Para ter direito a apoios para comprar fraldas, tem de ter cumulativamente: um Atestado de Incapacidade Multiuso com no mínimo 60% e isenção de taxas moderadoras por incapacidade económica. Se trabalha no Estado (ou trabalhou) e tem ADSE, o apoio para compra de fraldas é maior. Não precisa de ter Atestado de Incapacidade Multiuso e não depende dos seus rendimentos. No início de cada ano, deve entregar nos serviços da ADSE um relatório médico com as prescrições de fraldas por incontinência. Depois basta entregar a fatura das fraldas com o número de contribuinte da pessoa abrangida e recebe um reembolso de 80% do valor que pagou, até um máximo de 1,76€ por fralda, e até um limite de 1200 fraldas por ano.

Com esta dica pode poupar 460,00€ por ano ou 2112,00€ (se tiver ADSE).

 

QUAL O FORNECEDOR DA ELETRICIDADE MAIS BARATA?
A aplicação Payper analisa as suas faturas em PDF, descobre automaticamente (através de um algoritmo) onde estão os preços dos kWh e da potência contratada, compara o que está a pagar com todos os tarifários do mercado e faz as contas por si, para lhe dizer se outro fornecedor lhe faz mais barato. Descarregue a app na loja de aplicações Android do seu telemóvel ou aceda através do endereço www.payper.pt.


SABE ONDE ENCONTRAR O GÁS MAIS BARATO NA SUA LOCALIDADE?
Antes de comprar uma botija de gás deve sempre perguntar quanto custa só a garrafa e quanto custa a entrega (se for caso disso). A DECO tem uma plataforma em que os dados são alimentados pelos próprios consumidores. Alguns preços podem estar desatualizados, mas deve espreitar sempre esta base de dados antes de comprar o seu gás. Aceda à plataforma através deste endereço. Basta clicar no seu concelho no mapa e consultar onde encontra os preços mais baratos. Ligue antes a confirmar os preços atuais e, depois, encomende ou vá buscar.

Com esta dica pode poupar dezenas de euros por ano, trocando de empresa fornecedora de eletricidade e de gás.


TEM UM PROBLEMA COM UMA EMPRESA E NÃO CONSEGUE CHEGAR A UM ACORDO?
Pode resolvê-lo a custo zero ou pagando 12,50€. Basta recorrer a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Isto é válido para questões relacionadas com produtos ou serviços até 5.000,00€. Eis alguns exemplos de situações que pode resolver nestes Centros, que funcionam como autênticos tribunais de primeira instância: faturação, roupas estragadas ou perdidas numa lavandaria, contratos que não fez e que lhe estão a ser cobrados, penalizações por quebra de fidelização, garantias não assumidas por uma loja, produtos com defeito, encomendas não entregues ou danificadas, entre outras. Todos os Centros têm uma página com um formulário onde pode apresentar a sua queixa. A percentagem de resolução de conflitos é de 97%. Pode aceder a este endereço para consultar os contactos dos doze Centros de Arbitragem que existem em Portugal.

Com esta dica pode poupar dezenas ou centenas de euros, conforme o valor do seu conflito com uma empresa.

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O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.