Arrumar a sua casa (e a sua vida) | 6 regras básicas de arrumação

Por: Marisa Sousa a 2020-11-18

Marie Kondo

Marie Kondo

Marie Kondo é a guru da arrumação mais respeitada em todo o mundo. Os seus livros estão publicados em mais de 40 países e venderam já mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Fundou e dirigiu uma empresa de consultoria de arrumação em Tóquio e, mais recentemente, a plataforma KonMari Media, destinada a fazer chegar o seu método único ao maior número possível de pessoas. Em 2019, foi protagonista da série da Netflix A Magia da Arrumação, nomeada para um Emmy.

VER +

10%

Alegria!
16,60€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida
14,40€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Como a inteligência artificial está a aprender a escrever, a pintar e a pensar

Em 1953, Roald Dahl, num dos seus Contos do Imprevisto, dá vida ao Great Automatic Grammatizator, uma máquina capaz de escrever, em 15 minutos, romances vencedores de prémios, com base nas obras de autores vivos. Hoje, a realidade — como aliás já nos habituou — ri-se, desafiadora, na cara da ficção, suplantando-a tantas vezes. Poderá um computador compor uma sinfonia, escrever um romance premiado ou pintar uma obra-prima? E, nesse caso, seríamos capazes de perceber que a criação se deve a uma máquina? Estaremos nós a colocar em marcha algo que não conseguimos controlar? É talvez com mais dúvidas do que certezas que ficamos quando falamos de Inteligência Artificial (IA). O Código da Criatividade (Temas e Debates), de Marcus du Sautoy, propõe-nos uma viagem fascinante ao mundo das máquinas criativas. Fomos desbravar o capítulo sobre a criação literária, deste livro que é (e deve ser) de digestão lenta.

Ele, ela ou... | O espectro de cores da existência humana

Têm surgido cada vez mais evidências de que o género é um espectro e não um sistema binário: masculino ou feminino. À medida que se quebram os preconceitos associados a cada género, continuando a longa caminhada rumo à igualdade de direitos, importa desmistificar várias noções relativas à identidade de género. Cunhado na década de 60, este termo define-se como a perceção pessoal de cada um sobre o seu próprio género, sendo que aos casos em que uma pessoa não se identifica com o género com que nasceu, dá-se o nome de disforia de género.

Cuidar dos seus companheiros de quatro patas

A adoção e a compra de animais dispararam durante a pandemia. Confinados em suas casas, muitos consideraram que este poderia ser o momento certo para encontrarem um amigo de quatro patas. É importante, no entanto, estar atento ao bem-estar do seu animal, identificando possíveis sinais de que algo possa não estar bem. Arden Moore, nos livros Gato em Forma — Truques & Dicas Para Uma Vida Mais Longa, Saudável e Feliz e Cão Em Forma — Truques & Dicas Para Uma Vida Mais Longa, Saudável e Feliz (Jacarandá Editora), explica como fazer, em casa, dez exames rápidos, fáceis e eficazes, para verificar se o seu cão ou o seu gato estão de boa saúde. Em caso de dúvida, ligue ao veterinário.

“A vida realmente só começa depois de pormos a nossa casa em ordem.” Quem o diz é Marie Kondo, a guru de arrumação mais respeitada em todo o mundo, no seu livro Alegria! Guia Ilustrado da Arte de Arrumar a Sua Casa e a Sua Vida (Pergaminho). Através do seu método KonMari tem ajudado milhões de pessoas a transformar as suas casas desarrumadas em locais de serenidade e inspiração. Conheçamos as seis regras básicas da arrumação que estão na base do método KonMari.


1. COMPROMETA-SE A ARRUMAR
O método é rigoroso e requer tempo e esforço. Passe da intenção à ação e acredite em si.


2. IMAGINE O SEU ESTILO DE VIDA IDEAL
Pense no tipo de casa em que deseja viver e em como deseja viver lá. Faça um esboço de como será ou descreva-o num caderno. Também pode recortar fotografias de revistas. Preferia começar já a arrumar, não era? É precisamente por isso que tanta gente sofre o “efeito boomerang” e volta à desorganização depois de ter arrumado.


3. EM PRIMEIRO LUGAR, ACABE DE DEITAR FORA
Uma característica das pessoas que parecem nunca acabar de arrumar é que tentam guardar tudo sem se livrarem do que quer que seja. O segredo para o sucesso da arrumação é levar primeiro até ao fim o processo de seleção. Só depois de ter decidido o que conservar e o que descartar é que terá uma noção precisa do que é necessário guardar.

 

Marie Kondo.


4. ORGANIZE POR CATEGORIA, NÃO POR ASSOALHADA
Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é arrumar a casa divisão por divisão. Esta abordagem não funciona porque as pessoas julgam que arrumaram quando, na verdade, apenas mudaram as coisas de um sítio para o outro ou espalharam artigos da mesma categoria pela casa, impossibilitando que se tenha uma noção precisa do volume de coisas que de facto possuem.

A abordagem correta é arrumar por categoria. Por exemplo, quando organiza a categoria “vestuário”, o primeiro passo é reunir todas as peças de roupa da casa inteira num só lugar. Isto permite ver quanto se tem ao certo. É muito importante obter uma noção exata, proporcionada puramente pelo volume de cada categoria.


5. SIGA A ORDEM CERTA
É crucial não apenas organizar por categoria, mas também seguir a ordem certa, que é: roupas, livros, papéis, komomo (objetos variados) e, por fim, lembranças. Alguma vez se deparou com fotografias antigas enquanto arrumava e se deu conta de que tinham passado horas enquanto as via? É um erro muito frequente e ilustra a necessidade de arrumar pela ordem certa — isto tem o propósito específico de o ajudar a aprimorar a capacidade de distinguir o que inspira alegria.


6. PERGUNTE-SE SE LHE INSPIRA ALEGRIA
O critério para decidir o que manter e o que descartar reside em saber se algo proporciona alegria ou não. Para o decidir, é importante tocar-lhe: segure-o com firmeza nas duas mãos, como que a comungar com esse objeto. Preste atenção à reação do seu corpo enquanto faz isto. Tenha presente que não está a escolher o que descartar, mas antes o que manter. Conserve apenas coisas que lhe proporcionam alegria.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.