5 adaptações de livros para ver no cinema
Por: Beatriz Sertório a 2024-11-05
Últimos artigos publicados
Depois do sucesso de bilheteiras de Isto Acaba Aqui, a adaptação cinematográfica do romance bestseller de Colleen Hoover, há mais livros a chegar ao grande ecrã. Neste Dia Mundial do Cinema, sugerimos-lhe cinco filmes que poderá ver nos últimos meses de 2024 e que prometem conquistar tanto leitores quanto cinéfilos.
Pequenas Coisas Como Estas
Uma das adaptações mais antecipadas do ano, Pequenas Coisas Como Estas marca o regresso do ator vencedor de um Óscar, Cillian Murphy, ao grande ecrã. Realizado por Tim Mielants, é a adaptação homónima de um dos romances mais aclamados da irlandesa Claire Keegan, publicado pela editora Relógio d’Água em 2022. Com Cillian no papel do protagonista, Bill Furlong, conta a história deste comerciante de carvão e pai de família que, nas vésperas do Natal de 1985, faz uma descoberta que o leva a confrontar-se com o passado e os complicados silêncios de uma povoação controlada pela Igreja. Estreia no dia 8 de novembro nos EUA mas ainda não foi anunciada a data de estreia nos cinemas portugueses.
Wicked
Apesar de ser a adaptação de um musical da Broadway, Wicked é inspirado em dois livros: o primeiro, O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, um verdadeiro clássico da literatura juvenil, o segundo, Wicked: Life and Times of the Wicked Witch of the West, um prelúdio do primeiro. Esta história passa-se na Terra de Oz muito antes da chegada de Dorothy Gale do Kansas, e acompanha Elphaba Thropp e Galinda Upland, na jornada que as levará a transformarem-se na Bruxa Má do Oeste e em Glinda, a Bruxa Boa do Sul, respetivamente. Com Ariana Grande e Cynthia Erivo nos papeis principais, promete ser um dos maiores filmes do ano.
Nightbitch
Ainda sem edição em Portugal, Nightbitch, de Rachel Yoder, já está a dar que falar lá fora. Descrito pela autora de Lições de Química como “escandaloso, inteligente e divertido”, narra a história da difícil (e selvagem) adaptação de uma mulher que largou a carreira para ficar em casa após o nascimento do filho. À medida que o tempo passa, a protagonista abraça o lado selvagem da maternidade, mas começa a aperceber-se de sinais bizarros e inegáveis de que possivelmente estará a transformar-se num cão. Com Amy Adams no papel principal, a adaptação cinematográfica deste livro singular chega aos EUA no dia 6 de dezembro e espera-se que chegue às salas de cinema portuguesas por volta da mesma altura.
Os Rapazes de Nickel
Também a chegar aos cinemas no mês de dezembro, temos Os Rapazes de Nickel, uma adaptação do romance homónimo de Colson Whitehead, vencedor de um Prémio Pulitzer. Sob a direção de RaMell Ross e com Ethan Herisse e Brandon Wilson nos papéis principais, o filme narra a história de dois amigos que tentam sobreviver num reformatório para jovens, numa época e sociedade onde a cor da pele define o seu destino. Os dois acabam no reformatório Nickel, uma instituição que se vangloria de fazer dos seus rapazes “homens honrados e honestos”. Mas por trás da fachada de rigor esconde-se uma verdadeira câmara de horrores. Estreia no dia 13 de dezembro nos EUA.
Robot Selvagem
Embora já tenha estreado há umas semanas, Robot Selvagem continua a conquistar miúdos e graúdos em várias salas de cinema. O filme de animação do ano é uma adaptação do livro homónimo de Peter Brown, uma história comovente sobre um robot que dá à costa numa ilha deserta. Para sobreviver, terá que travar amizade com diferentes animais, aprender a falar a sua língua bem como as regras da vida natural, mas o seu mundo é virado do avesso quando se torna o guardião inesperado de um ganso bebé que perdeu a sua família. Se ainda não teve oportunidade, aproveite estes últimos dias em exibição para viver esta aventura emocionante em família.
Para o próximo ano, também já foram anunciadas grandes estreias, a começar pela adaptação do thriller A Criada, que se tornou num verdadeiro fenómeno em todo o mundo, com Sydney Sweeney no papel principal. Os fãs de Colleen Hoover terão também uma nova razão para ir ao cinema em 2025, desta vez com a adaptação de Tudo Me Lembra de Ti.