10 Curiosidades sobre Agatha Christie

Por: Beatriz Penedos a 2022-01-12 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

20%

Um Crime no Expresso do Oriente
12,50€ 10,00€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Porquê ler George Orwell em 2022?

Embora tenham sido muitos os autores do passado a escrever obras de ficção passadas no futuro, George Orwell foi talvez o que chegou mais próximo de ver os seus livros serem transportados das estantes das livrarias dedicadas às distopias para as de não-ficção. Escrita em 1948, a sua obra-prima sobre um regime totalitário controlado pela vigilância permanente do Grande Irmão, 1984, voltou ao topo de vendas nos EUA logo após a eleição de Donald Trump, dando provas da sua relevância e atualidade, sete décadas depois. Em 2021, as suas obras entraram no domínio público e multiplicaram-se as novas edições de 1984 e de A Quinta dos animais, provando, mais uma vez, que a obra Orwelliana continua viva e recomenda-se.

5 livros que prometem boas gargalhadas

É cada vez mais urgente saber usar o riso, como arma de combate e resistência, nos dias não - e na vida em geral. A história de amor entre o humor e a literatura é antiga: se rir é bom, rir enquanto lê é ainda melhor. A propósito do Dia Internacional do Riso, que se assinala hoje, partilhamos cinco sugestões de livros que, certamente, lhe vão arrancar boas gargalhadas

As Leituras de David Bowie

A paixão de David Bowie por livros era bem conhecida. Em 1976, levou consigo quatrocentos livros quando foi para o México gravar "The Man Who To Earth", inaugurando a tradição de levar algumas caixas de livros sempre que ia em digressão. Partilhamos consigo os livros preferidos do Starman. 

Chegou a confessar que “o melhor momento para planear um livro é enquanto se lava a loiça.”. Considerada a rainha do crime, com 2 biliões de livros vendidos, Agatha Christie ficou célebre com os policiais que acompanham, há várias décadas, o imaginário de todas as gerações. No dia em que se assinalam 46 anos da morte da autora de Um Crime no Expresso do Oriente, partilhamos algumas curiosidades, como forma de homenagear aquela que foi uma das maiores escritoras do séc. XX. 




1. O primeiro policial da autora, The Mysterious Affair at Styles, nasceu fruto de uma aposta com a sua irmã Madge.

2. Foi a única autora de policiais a criar duas personagens igualmente famosas e adoradas pelos leitores: Hercule Poirot e Miss Marple.

3. Escreveu seis romances semiautobiográficos sob o pseudónimo Mary Westmacott. 

4. Em 1922, acompanhou o primeiro marido, Archie Christie, numa viagem de negócios por todo o mundo. 

5. Viajou no Expresso do Oriente pela primeira vez em 1928. Inicialmente, Christie tinha planeado ir às Caraíbas, mas mudou de ideias depois de um jantar com amigos, que estavam a viver em Bagdade. 

6. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou como voluntária num hospital, primeiro, como enfermeira e, depois, como funcionária da farmácia e do dispensário.

7. Elizabeth Bowen e Graham Green eram os seus escritores preferidos.

8. Quando Hercule Poirot morreu, o The New York Times dedicou-lhe uma página inteira no obituário.

9. Inspirou-se na sua avó materna para dar vida a Miss Marple

10. É a autora mais traduzida de sempre: os seus livros foram traduzidos para 100 línguas.

 

Fonte: www.agathachristie.com 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.