“The Scientist” dos Coldplay foi inspirada num livro?

Por: Bertrand Livreiros a 2022-08-31 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Nathaniel, Hawthorne

VER +

O site WikiColdplay afirma existirem diversas semelhanças entre um dos maiores êxitos dos Coldplay – The Scientist -, que integra o álbum A Rush of Blood to the Head, lançado em 2002, e o conto “The Birthmark”, do autor Nathaniel Hawthorne.



A história segue a vida de Aymler, um dedicado cientista que se casa com Georgiana, uma jovem quase perfeita - não fosse uma pequena marca de nascença na sua bochecha. O cientista sente que a marca impede a sua esposa de atingir a perfeição, ficando gradualmente mais obcecado com  a sua remoção, o que acaba por criar discórdia entre o casal. No final, Georgiana concorda em submeter-se ao tratamento de Aylmer, ingerindo uma “solução” que acaba por a matar.
 

O narrador da canção, dá sinais de também ser um cientista (I was just guessing/At numbers and figures/Pulling the puzzles apart), que aparenta ter perdido alguém (It's such a shame for us to part), talvez também pela sua devoção à ciência:
 


“Questions of science,
Science and progress,
Do not speak as loud as my heart.

Tell me you love me,
Come back and haunt me,
Oh, what a rush to the start.”

 

Chris Martin, o vocalista, afirma não existir uma fonte de inspiração específica para a canção: "é apenas sobre raparigas", confessou à Billboard

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.