Comunidade Bertrand | Manta de Histórias (Isabel Caldeira)

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2021-01-07 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

José Tolentino Mendonça: "Há que não ter medo das perguntas."

Partilhamos consigo a segunda parte da entrevista a José Tolentino Mendonça para a revista Somos Livros. 

José Tolentino Mendonça: "Uma biblioteca é uma jangada que nos vai sobreviver"

Nasceu a 15 de dezembro de 1965, na Madeira, e teve no mar a sua escola do espanto. A escrita começou como um estranhamento e é da Bíblia ("um grande poema”) que nasce o seu amor pela literatura, essa escola de sabedoria. Investido cardeal em finais de 2019, o "Bibliotecário de Deus e dos Homens”, como já foi apelidado, foi eleito pelo Papa Francisco para ser o guardião do mais vasto arquivo do saber, o grande arquivo do Vaticano. Vê na poesia um lugar de inevitabilidades e gosta de citar Beckett ("falhar, falhar mais, falhar melhor”), para sublinhar a importância da arte de falhar, de esculpir, tirar camadas, para cada vez mais chegar ao osso, ao essencial. No seu novo livro, Rezar de Olhos Abertos (Quetzal) defende que a oração, mais do que um assunto privado, é um problema político, um assunto de conversa para todos. José Tolentino Mendonça, o cardeal poeta, no presente indicativo do verbo viver.

Comunidade Bertrand | Leituras Descomplicadas (Sandra Cavaleiro)

Foi em abril de 2019 que demos início à Comunidade Bertrand, procurando unir-nos a quem, como nós, é movido pela paixão pelos livros. Convidámos livrólicos e bloggers de diversos quadrantes a juntarem-se a esta família, dando-lhes um espaço no nosso site e desenvolvendo diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Sandra Cavaleiro, responsável pelo blogue Leituras Descomplicadas, aceitou o nosso desafio.

Foi em abril de 2019 que demos início à Comunidade Bertrand, procurando unir-nos a quem, como nós, é movido pela paixão pelos livros. Convidámos livrólicos e bloggers de diversos quadrantes a juntarem-se a esta família, dando-lhes um espaço no nosso site e desenvolvendo diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Isabel Caldeira, responsável pelo blogue Manta de Histórias, foi uma das primeiras a aceitar o nosso desafio.


Para quem não conhece, o que é o Manta de Histórias? De onde surgiu o nome?


O blogue literário Manta de Histórias surgiu há mais de oito anos. Nasceu da necessidade de partilhar as minhas leituras e de divulgar o tanto que se faz no mundo literário. Quanto ao nome, surgiram várias possibilidades mas este foi o escolhido. É uma bela Manta de Histórias porque, enquanto leitora, adoro o conforto da minha manta, a companhia dos meus livros e as suas inúmeras histórias. Se conseguir, de alguma forma, motivar quem me segue a recomeçar a ler, ou a manter o gosto diário pela leitura, já estarei a cumprir a missão do blogue.


Quais os fatores que mais a influenciam na hora de comprar um livro?
Mantenho uma lista de livros desejados. Como devem calcular, é gigante! Contudo, na hora de comprar sou muito ponderada. Gosto de adquirir livros, sempre que possível, com alguma promoção associada. Costumo ler opiniões de leitores a respeito dos livros, antes de fazer a compra. Dou prioridade aos meus géneros literários e temáticas favoritas. Se for uma compra por impulso, normalmente uma capa atrativa e uma sinopse chamativa são factores decisivos.

 


 

“Os blogues literários por terem a personalidade singular de quem os escreve, são canais que aproximam leitores e possibilitam a partilha de opiniões."

 

Que blogues segue religiosamente?
Gosto imenso de ler as opiniões maravilhosamente escritas da Carla Ribeiro, do blogue As Leituras do Corvo. Dentro do género literário dos thrillers e policiais, acompanho de perto as opiniões da Vera Brandão, do blogue A Menina dos Policiais. E, por último, mas não menos importante, o blogue Somos Livros. Gosto muito dos artigos da rubrica Livrólicos, da originalidade das Bulas Literárias e das entrevistas.


Qual é o livro da sua vida?
É sempre complicado responder a esta questão. Um dos que mais me marcou foi o Viver depois de ti, de Jojo Moyes. Emocionei-me com personagem marcantes e empáticas. Além do elogio ao amor, aborda uma temática muito sensível, controversa e atual: a eutanásia. E se alguém só pudesse ler três livros ao longo da sua vida, que imprescindíveis sugeria? A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, por ser um livro para todos aqueles que adoram livros, a escrita, o universo literário e a neblina de Barcelona. A Outra Metade de Mim, de Affinity Konar, um livro sobre o holocausto, sempre difícil de ler mas ao qual nos rendemos porque é importante não esquecer a História. A escrita da autora é de uma grande sensibilidade e beleza, apesar da história terrível que é narrada. Por último, mas não menos importante, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, uma história intemporal que nos recorda que o amor é e sempre será o que nos salva.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.