Comunidade Bertrand | Manta de Histórias (Isabel Caldeira)
Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2021-01-07 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Foi em abril de 2019 que demos início à Comunidade Bertrand, procurando unir-nos a quem, como nós, é movido pela paixão pelos livros. Convidámos livrólicos e bloggers de diversos quadrantes a juntarem-se a esta família, dando-lhes um espaço no nosso site e desenvolvendo diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Isabel Caldeira, responsável pelo blogue Manta de Histórias, foi uma das primeiras a aceitar o nosso desafio.
Para quem não conhece, o que é o Manta de Histórias? De onde surgiu o nome?
O blogue literário Manta de Histórias surgiu há mais de oito anos. Nasceu da necessidade de partilhar as minhas leituras e de divulgar o tanto que se faz no mundo literário. Quanto ao nome, surgiram várias possibilidades mas este foi o escolhido. É uma bela Manta de Histórias porque, enquanto leitora, adoro o conforto da minha manta, a companhia dos meus livros e as suas inúmeras histórias. Se conseguir, de alguma forma, motivar quem me segue a recomeçar a ler, ou a manter o gosto diário pela leitura, já estarei a cumprir a missão do blogue.
Quais os fatores que mais a influenciam na hora de comprar um livro?
Mantenho uma lista de livros desejados. Como devem calcular, é gigante! Contudo, na hora de comprar sou muito ponderada. Gosto de adquirir livros, sempre que possível, com alguma promoção associada. Costumo ler opiniões de leitores a respeito dos livros, antes de fazer a compra. Dou prioridade aos meus géneros literários e temáticas favoritas. Se for uma compra por impulso, normalmente uma capa atrativa e uma sinopse chamativa são factores decisivos.
“Os blogues literários por terem a personalidade singular de quem os escreve, são canais que aproximam leitores e possibilitam a partilha de opiniões."
Que blogues segue religiosamente?
Gosto imenso de ler as opiniões maravilhosamente escritas da Carla Ribeiro, do blogue As Leituras do Corvo. Dentro do género literário dos thrillers e policiais, acompanho de perto as opiniões da Vera Brandão, do blogue A Menina dos Policiais. E, por último, mas não menos importante, o blogue Somos Livros. Gosto muito dos artigos da rubrica Livrólicos, da originalidade das Bulas Literárias e das entrevistas.
Qual é o livro da sua vida?
É sempre complicado responder a esta questão. Um dos que mais me marcou foi o Viver depois de ti, de Jojo Moyes. Emocionei-me com personagem marcantes e empáticas. Além do elogio ao amor, aborda uma temática muito sensível, controversa e atual: a eutanásia. E se alguém só pudesse ler três livros ao longo da sua vida, que imprescindíveis sugeria? A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, por ser um livro para todos aqueles que adoram livros, a escrita, o universo literário e a neblina de Barcelona. A Outra Metade de Mim, de Affinity Konar, um livro sobre o holocausto, sempre difícil de ler mas ao qual nos rendemos porque é importante não esquecer a História. A escrita da autora é de uma grande sensibilidade e beleza, apesar da história terrível que é narrada. Por último, mas não menos importante, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, uma história intemporal que nos recorda que o amor é e sempre será o que nos salva.