Os 10 livros infantojuvenis mais procurados em 2022
Por: Bertrand Livreiros a 2022-12-26
Últimos artigos publicados
Mais um ano que se aproxima do fim e mais um ano a contar histórias com o Clube Bertrand Infantil. Estas foram as mais procuradas pelos nossos leitores em 2022.
10. Vanessa Vai à Luta, de Luísa Costa Gomes
Em 10º lugar, está a história de Vanessa, uma pequena ativista que luta para acabar com os estereótipos da sociedade em relação às questões de género. Afinal, porque deverá ela gostar só de coisas ditas de menina? E será que podemos falar sequer em coisas de menino e coisas de menina?
9. Pedro Alecrim, de António Mota
Já conheces o Pedro Alecrim? Podia ser apenas um rapaz como os outros, mas, para além da escola e da brincadeira com os amigos, tem ainda de repartir o seu tempo a ajudar a família a trabalhar no campo. Até que, um trágico dia, a notícia da morte do pai vira totalmente o seu mundo do avesso…
8. O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Um clássico infantojuvenil de Sophia de Mello Breyner do qual toda a família já deve conhecer a história. No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, um Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família. Perfeito para ler nesta época festiva.
7. Ulisses, de Maria Alberta Menéres
Um clássico de Homero adaptado por Maria Alberta Menéres para os mais novos. Quem não ouviu já falar nas inúmeras façanhas de Ulisses, rei de Ítaca e adorado por todos os que o conheciam?
6. A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Mais um clássico de Sophia de Mello Breyner que encanta gerações. Sobre a importância de proteger a natureza e os animais, sobre solidariedade, egoísmo, vaidade, magia e tudo o que não pode faltar nos melhores contos para a infância.
5. O Príncipe Nabo, de Isle Losa
Uma célebre peça de teatro, esta é a história da princesa Beatriz, arrogante, superficial e egoísta, que, certo dia, é obrigada pelo pai a casar com um príncipe. Ao lado do príncipe Nabo, Beatriz vai aprender a ser mais humilde, humana e bondosa, como uma verdadeira princesa.
4. Os Piratas, de Manuel António Pina
Da autoria do poeta Manuel António Pina, esta é a peça de teatro ideal para todos os que sonham com aventuras de piratas. Mas o que acontece quando, de repente, te vês num navio pirata sem saber como e tens que salvar a tua mãe? Será sonho ou realidade?
3. A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf
Chegamos ao top 3 com este imprevisível e divertido conto da autoria de Virginia Woolf. Acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada, com a ajuda de James, um papagaio invulgar.
2. Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira
A terceira peça de teatro da lista é inspirada numa obra de Shakespeare. Nela, o rei Leandro decide repartir o reino pelas filhas, acabando por deserdar a sua filha mais nova. Mas quando esta vem a revelar-se, afinal, a única merecedora da sua generosidade, o pai, vítima do seu próprio orgulho, mergulha em arrependimento.
1. O Livro do Ric, de RicFazeres
Chegamos, por fim, ao primeiro lugar do pódio com uma novidade: O Livro do Ric, que conta a história de como Ric Fazeres alcançou o seu sonho de ser um YouTuber de sucesso. Inclui ainda conselhos, curiosidades sobre jogos e alguns quizzes. Como diz o Ric: “Vamos a isso, Zezoca?”