"A menina com os olhos ocupados" | O espaço onde cabe o mundo inteiro

Por: Marisa Sousa a 2021-09-17

André Carrilho

André Carrilho

André Carrilho é um ilustrador, cartunista, animador e caricaturista natural da Amadora. Foi galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais e participou em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e EUA. O seu trabalho é publicado no New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, Harper's Magazine e Diário de Notícias, entre outros. Em 2015, um dos seus cartoons sobre a epidemia do ébola tornou-se viral, tendo sido galardoado com o Grande Prémio no World Press Cartoon. No mesmo ano foi convidado a conceber um mural de caricaturas para decorar a famosa festa dos Oscars da revista Vanity Fair.

VER +

10%

A Menina com os Olhos Ocupados
12,20€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

André Carrilho já nos habituou a entrar-nos olhos dentro com as suas ilustrações e cartoons incisivos e provocatórios. Condensa pedaços da nossa realidade em traços cheios de mundo, histórias que são tão verdade que não precisam de palavras para serem contadas.


Lê-se na sinopse de um dos seus livros que “o seu autor é alguém muito lúcido, bem atento à realidade circundante”. Se dúvidas houvesse. Depois de Em Lume Brando (2002), Inércia (2014), Dejá Vu (2016) e Atrito (2019), entre outros, chega este mês às livrarias a vibrante A Menina com os olhos ocupados. A menina com os olhos ocupados não vê a carrinha dos gelados, os cãezitos com que se cruza na rua, os amigos. Nem sequer vê girafas, golfinhos, piratas, discos voadores e montanhas-russas. No dia em que o seu telemóvel se parte, ela levanta a cabeça e descobre o mundo que tem estado à sua espera.

 


Ao folhearmos estas páginas, a memória tropeça num poema de Nuno Júdice que diz "É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe". A menina somos todos nós, independentemente da nossa idade. Habituámo-nos a dedicar quase todo o espaço dos nossos olhos aos ecrãs que dominam as nossas rotinas, de tal forma que, por vezes, não há espaço para o mundo. E deixamos de ver os diferentes sabores do céu ao fim da tarde, o bailado improvisado dos pássaros, as rugas que nascem nos sorrisos que amamos, o vento a dançar nas árvores, o desconhecido que nos sorri, os amigos que nos sabem de cor. E o mundo, fora dos nossos olhos ocupados, continua o seu ritmo. Fechamos o livro e lembramos a pergunta de Einstein: "Pensas mesmo que a Lua não está lá quando não estás a olhar para ela?"

 


A menina com os olhos ocupados, de André Carrilho, foi a obra vencedora da 25ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, anunciado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas na passada terça-feira, dia 14 de setembro. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.