O livro que te ensina a impor limites e a respeitar os limites dos outros

Por: Beatriz Sertório a 2020-03-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Rachel Brian

Rachel Brian

Rachel Brian: é fundadora, proprietária e animadora dos Blue Seat studios. É conhecida sobretudo pelo seu trabalho em Tea Consent e Consent for Kids, dois vídeos curtos que explicam o que é o consentimento, que já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e tiveram mais de 150 milhões de visualizações em todo o mundo. Artista desde sempre, Rachel foi investigadora e professora, tendo ensinado Fisiologia, Biologia e Matemática a alunos do ensino secundário e universitário. Vive em Providence, Rhode Island, com os três filhos e um cão adoravelmente feio chamado Harvey.

VER +

10%

O Teu Corpo é Teu!
9,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Talvez nunca tenhas ouvido falar na palavra «consentimento». Lê-se da mesma forma que as palavras “com sentimento” mas o seu significado é muito diferente. Significa concordar com uma coisa. No que diz respeito ao teu corpo, és tu quem decide o que é ou não aceitável. Tens sempre o poder de discordar quando não te sentes confortável em alguma situação. Mas como podes fazer isso? E em que ocasiões é que o deves fazer? É sobre isso que a autora e ilustradora Rachel Brian fala no livro O teu corpo é teu!.


O primeiro passo a dar é definir quais são os teus limites: fazer uma divisão clara entre aquilo que te faz sentir bem e aquilo que te deixa desconfortável. Se, por exemplo, não gostas que te deem abraços, não deves ter medo de o expressar. Por vezes, pode acontecer que te sintas confortável em abraçar os teus pais mas não os vizinhos ou aquela amiga da avó que insiste sempre em dar-te um abraço (demasiado) apertado, e isso é perfeitamente aceitável. Deves deixá-lo bem claro para que as pessoas à tua volta possam respeitar os teus limites. 

O segundo passo é confiares no teu instinto. Às vezes, existem pessoas ou situações que te deixam com uma ligeira sensação de desconforto ou receio. Podes nem saber bem porquê mas, nestes casos, deves procurar afastar-te da pessoa ou situação em causa e, sempre que necessário, procurar a ajuda de alguém. Não tens de ter vergonha em pedir ajuda pois até os adultos o fazem quando se veem em sarilhos. Acima de tudo, deves lembrar-te que a culpa nunca é tua se alguém não respeitar os teus limites.

Da mesma forma que precisas de dar o teu consentimento para tudo o que diz respeito ao teu próprio corpo, também tens que ter em atenção os limites dos outros. Se notares algum desconforto da parte de outra pessoa ou se ela não te der consentimento de forma clara em relação a algo que possa desrespeitar os seus limites, deves agir com cuidado. Ouve o que a outra pessoa te diz e observa a linguagem corporal dela para ter a certeza que tens o seu consentimento.

Mas não é apenas isso que este livro tem para te ensinar. Com ele, podes aprender como agir quando vês alguém numa situação difícil ou o que fazer caso tenhas passado por alguma experiência em que alguém tenha ultrapassado os teus limites. Neste último caso, tens sempre várias opções:


1 - Fala com amigos que te apoiem, não te isoles nem tenhas medo do que eles possam pensar. Se forem realmente teus amigos, vão tentar ajudar-te;

2 – Fala com adultos de confiança e explica o que sentes. Quer sejam os teus pais, avós ou professores, eles saberão, melhor que ninguém, o que fazer;

3 – Pensa no que farás de diferente quando fores adulto. Embora não possas mudar o que aconteceu, podes ajudar a prevenir que outras crianças passem pelo mesmo no futuro. Ler este livro e discuti-lo com os teus colegas, pais e/ou educadores é um ótimo primeiro passo. Depois, reflete sobre o que leste e pensa em formas de utilizar o que aprendeste para influenciar o comportamento das pessoas à tua volta. Como escreve Rachel Brian, «O consentimento exige treino. Quanto mais pessoas à tua volta o praticarem, mais fácil e natural se torna para todos».

Caso tenhas passado por uma situação mais grave e te sintas assustado, magoado, confuso ou inseguro, procura ajuda de alguma das formas seguintes:
 

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.