A poesia à mesa da sua casa
Por: Bertrand Livreiros a 2021-03-15 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Este ano, a poesia portuguesa senta-se à sua mesa. À semelhança do que aconteceu com a edição deste ano do festival literário Correntes d'Escritas, também o festival Poesia à mesa, organizado anualmente na cidade de São João da Madeira, procurou reinventar-se num novo formato. Com exibição exclusivamente online, através das redes sociais do evento e do município, a organização promete contudo "a mesma intensidade e cumplicidade poéticas", com um "programa que se constrói de palavras". À semelhança dos anos anteriores, esta 19ª edição do festival homenageia seis poetas - nomeadamente, Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mafalda Veiga, Mário-Henrique Leiria e Soror Violante do Céu.
Começou hoje, dia 15, e termina no dia 21 de março.
Entre as propostas do programa, destacam-se “Poetizando”, uma conversa sobre a vida, a poesia e as palavras de Fernando Assis Pacheco, com o poeta José Fanha e o radialista Fernando Alves, a 18 de março; a exposição de Arte Contemporânea e Arte Bruta “Imagens, Signos e Escrita nas Coleções do Centro de Arte Oliva”, em exibição na Biblioteca Municipal até ao dia 15 de setembro, ou a atuação do pianista jazz João Paulo Esteves da Silva, no dia 19. No dia 20 de março, a Peregrinação poética é apresentada como o "maior momento de envolvimento comunitário" do festival, existindo ainda espaço para atuações poéticas diárias, pelos trabalhadores fabris da cidade. Por sua vez, o Dia Mundial da Poesia e último dia do festival, dia 21 de março, contará com a presença de Mafalda Veiga, uma das mais conceituadas cantautoras portuguesas.
Esta edição traz também novidades como a inclusão da poesia na ementa das refeições takeaway servidas pelos restaurantes aderentes, e materiais exclusivos do festival, como máscaras de proteção covid-19 personalizadas com poemas.
Consulte aqui o programa completo.