A livraria mais antiga do mundo

Por: Bertrand Livreiros a 2017-05-18 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jorge Carrión

Jorge Carrión

Jorge Carrión nasceu em Tarragona, em 1976. É doutorado em Humanidades pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, onde atualmente leciona literatura contemporânea e escrita criativa. Escreve regularmente para jornais espanhóis e latino-americanos, como El País, La Vanguardia e Arcadia. É autor de um romance.

VER +

10%

Livrarias
19,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Quizz: Qual livro de Stephen King deve ler?

Quer nunca tenha lido Stephen King, quer já se encontre familiarizado com os seus livros, é fácil sentir-se intimidado pela extensão da obra do Rei do Terror. Embora seja mais conhecido por ser o mestre dos  thrillers, o autor tem vindo a aventurar-se também em géneros como a ficção científica, a fantasia, o romance policial, o conto e o ensaio. Ao todo, são mais de 200 as obras assinadas pelo autor, quantidade essa que pode deixar até o leitor mais dedicado a sentir-se um pouco perdido. Para ajudar, fizemos um pequeno quizz que o ajudará a escolher qual deverá ser a sua próxima (ou quem sabe, a primeira) leitura de Stephen King. 

Jorge, o mais "Amado" escritor brasileiro

Nasceu Jorge Leal Amado de Faria mas foi como Jorge Amado que ficou conhecido no Brasil e por todo o mundo. Autor de obras de sucesso como Gabriela, Cravo e Canela, Capitães de areia ou, para o público infantojuvenil, O gato malhado e a andorinha Sinhá, foi um dos autores brasileiros mais traduzidos e também um dos mais acarinhados pelos leitores. Embora já nos tenho deixado há vinte anos, no final deste mês é publicado um novo livro de memórias do autor, intitulado Navegação de Cabotagem (Dom Quixote), no qual relata episódios caricatos da sua vida, desde uma bebedeira com Pablo Neruda, uma reunião política com Picasso, ou uma visita ao bordel ou ao terreiro de candomblé com Carybé ou Dorival Caymmi. 

Jorge Luis Borges, o eterno bibliotecário

Hoje, comemoramos 122 anos do nascimento deste autor que, mesmo cego, viu o mundo e as pessoas mais profundamente pois, como canta Chico Buarque, “Os poetas, como os cegos, podem ver na escuridão”.

Qual é o significado das livrarias no imaginário coletivo? Qual é o seu papel na História das ideias e da literatura? Num misto de ensaio e livro de viagens, Livrarias, Jorge Carrión cria uma possível cronologia do desenvolvimento das livrarias e da sua representação artística – como se transformaram em mitos culturais, em centros de tertúlia e de resistência política.


 

18579392_1647041415313493_1806710718_n.jpg

 

Nestas páginas, nomes míticos desfilam como emblemas de melancolia e de conforto, como a nossa Bertrand do Chiado, as parisienses La Hune ou Shakespeare & Co., Librairie des Colonnes (Tânger), City Lights (São Francisco), Strand (Nova Iorque), Eterna Cadencia (Buenos Aires), Stanfords (Londres), Lello (Porto), entre muitas outras. Uma viagem fascinante ao coração dos livros – e um guia para a nossa infinita curiosidade sobre a sua alma.

 

cropped-foto3bertrandrecortada.jpg

 

A livraria mais antiga do mundo
 

‘Uma livraria não só tem de ser antiga como deve parecê-lo. Quando entramos na Livraria Bertrand, no n.º 73 da Rua Garrett, em Lisboa, a poucos passos do café A Brasileira e da sua estátua de Fernando Pessoa e, por conseguinte, em pleno coração do Chiado, o ‘B’ sobre fundo encarnado do logótipo exibe orgulhosamente um número: 1732. Na primeira sala tudo aponta para essa passado venerável patente numa data: a vitrina de livros em destaque; as escadas deslizantes ou o banco-escadote que permite aceder às prateleiras mais altas de umas estantes vetustas; a placa enferrujada que batiza como ‘Sala Aquilino Ribeiro’ o lugar onde nos encontramos, em homenagem a um dos mais ilustres clientes, tão assíduo como Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental ou José Cardoso pires; e, sobretudo, o diploma do Guiness World Records, que certifica a sua condição de livraria no ativo mais antiga do mundo.’

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.