14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura com o apoio Bertrand Livreiros

Por: Bertrand Livreiros a 2021-06-08 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Foi no passado dia 5 de junho, no auditório do Templo da Poesia, que a cidade de Oeiras recebeu a final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), com a presença de alunos de todo o país.

Promovido pelo Plano Nacional de Leitura, este concurso pretende incentivar o gosto pela leitura entre os alunos do 1.º ciclo até ao ensino secundário. Num total de quatro fases – escolar, municipal, intermunicipal e nacional –, foram lidas cerca de 1000 obras literárias. Nesta edição, participaram 2300 escolas e 3700 alunos oriundos de Portugal continental e ilhas, países de expressão portuguesa e países com ensino de língua portuguesa. 

 


 

Concurso Nacional de Leitura

Parque dos Poetas, em Oeiras / Plano Nacional de Leitura

 

No decorrer da fase nacional, realizou-se uma prova de palco onde foi pedido aos alunos para fazerem a leitura expressiva de um livro à sua escolha. No final, para cada ciclo de ensino, foram atribuídos três prémios e duas menções honrosas. As provas de vídeo, por seu lado, consistiam na apresentação de um livro, resumindo a sua história, e foram galardoados cinco alunos de cada categoria. 

A Livraria Bertrand foi uma das entidades que patrocinou este concurso, que contou também com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua; da Direção de Serviços de Ensino e de Escolas Portuguesas no Estrangeiro, e da RTP.

Confira os vencedores do CNL e outras informações relevantes aqui.
 

Reveja a final do Concurso Nacional de Leitura, em Oeiras. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.