"Balada para Sophie" adaptada a série televisiva internacional

Por: Bertrand Livreiros a 2022-08-15 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Filipe Melo

Filipe Melo

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Atualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, foi o criador de vários projetos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

VER +
Juan Cavia

Juan Cavia

Juan Cavia trabalha como diretor de arte e ilustrador desde 2004. Estudou cinema e, em paralelo, desenvolveu conhecimentos de ilustração e pintura, disciplinas que treinou desde tenra idade com o seu mentor, o ilustrador argentino Carlos Pedrazzini. Aos 21 anos iniciou uma carreira como diretor de arte. Desde então, fez publicidade, TV, videoclipes, teatro e nove longas-metragens, entre as quais se destaca O Segredo dos Seus Olhos, de J. Campanella (vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2010). Colabora com Filipe Melo há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

VER +

20%

Balada para Sophie
37,75€ 30,20€
PORTES GRÁTIS

A novela gráfica criada pelo argumentista português Filipe Melo e pelo desenhador argentino Juan Cavia continua a dar cartas internacionalmente. A notícia foi avançada pelo site Deadline, dia 9 de agosto: a IDW Entertainment tem em desenvolvimento a adaptação desta obra para série televisiva. 



Esta colaboração entre os dois artistas já resultou em vários reconhecimentos internacionais, tendo sido recentemente nomeada para quatro prémios Eisner, o galardão mais prestigiado da banda desenhada norte-americana, nas categorias de Melhor Álbum de BD, Melhor Edição Americana de um Livro Estrangeiro, Melhor Argumentista e Melhor Desenhador. A obra foi adicionalmente, vencedora do Prémio Livro do Ano Bertrand 2020. 

Numa entrevista recente, Filipe Melo confessou: "Estamos habituados a uma estrutura de trabalho muito caseira e pequena. Tudo isto é surreal - o livro correu infinitamente melhor do que esperávamos. Para mim, é muito motivador, é mesmo uma enorme alegria".

Em Balada para Sophie, a vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.

A novela gráfica é dedicada a Beatriz Lebre, a jovem estudante universitária de Psicologia e pianista de 23 anos, que foi vítima de homicídio, em maio de 2020, por um colega da faculdade, tendo já sido adaptada para teatro, com encenação de Maria João Luís.
 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.