Vote na sua livraria preferida

Por: Bertrand Livreiros a 2020-05-27 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Com o objetivo de promover o Livro e os hábitos de leitura, a APEL - Associação Portuguesa de Leitores e Livreiros - volta a lançar a iniciativa anual “Livraria Preferida”, que convida os portugueses a votar no seu espaço de eleição para a aquisição de livros.

Este ano, esta iniciativa acaba por se revestir de uma importância acrescida, em função do contexto absolutamente atípico que temos vivido nos últimos meses. Aquando do decreto do estado de emergência (em março) presenciámos, com tristeza, o encerramento temporário de todas as nossas livrarias  - que, entretanto, já começaram a reabrir. Este encerramento apenas aconteceu, na nossa história, perante outras situações extraordinárias: como o terramoto de 1755, as invasões francesas ou nos aziagos anos do último quartel do século XIX em que a Bertrand perdeu, sucessivamente, o seu sócio-gerente, José Fontana (1876), o seu maior autor, Alexandre Herculano (1877), e o seu então proprietário Augusto Saraiva de Carvalho (1882).

 

 

O surto que alterou radicalmente a nossa realidade acabou por nos permitir, de forma mais clara e evidente, perceber a importância da cultura e dos espaços que a promovem, para a sociedade. Uma livraria não é apenas um espaço comercial, da mesma forma que o livro, esse que é a nossa alma e a razão de existirmos desde 1732, não é um mero objeto. Foi, certamente, durante este período, um balão de oxigénio para todos os que aguardavam pelo retomar da vida. Um livreiro é, tantas vezes, um conselheiro e um confidente, um amigo, o rosto conhecido que nos advinha vontades. Nos livreiros, os nossos braços sempre abertos para o receber. As livrarias, essa “espécie de paraíso”, são o espaço de encontro entre leitores, autores, livreiros, editores. São a casa das histórias que aguardam, pacientemente, nas estantes, até que um leitor lhes dê vida.

Por esta razão, para além da distinção de "Livraria preferida", a APEL incentiva os portugueses a votar noutras categorias para a determinação dos melhores serviços, nomeadamente melhor ambiente, melhor atendimento, melhor catálogo e Prémio Conveniência de Serviços.

Para votar, basta aceder ao site da APEL, entrar no questionário e selecionar a sua livraria preferida, indicando os três principais motivos para a sua escolha. As votações terminam no dia 21 de junho.

Opinião dos leitores

Sentir a falta
Luís Costa Dias | 30-05-2020
Para não sentir a perda, sentir a falta leva a usufruir de novo e com mais necessidade a livraria, sempre e urgente.
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.