Uma mão cheia de thrillers e outras novidades acabadas de chegar às livrarias
Por: Bertrand Livreiros a 2020-01-08 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Estas são algumas das novidades que estão a chegar às nossas livrarias, de 6 a 12 de janeiro de 2020.
7 DE JANEIRO
Uma Família Quase Normal , de Mattias Edvardsson
Mattias Edvardsson estreia-se, em Portugal, com um thriller emocionante: Uma Família Quase Normal . Com mais de 150 mil exemplares vendidos na Suécia, o autor promete a excelência a que já nos habituámos com os suspenses nórdicos, colocando o dedo na ferida ao levar-nos para o seio de uma família quase normal. Uma família que poderia muito bem ser a nossa.
Stella é uma adolescente comum, de uma família honesta. O pai, Adam, é pastor da Igreja da Suécia, respeitado e com uma moral irrepreensível; casado com Ulrika, advogada de defesa. Os Sandell são a família perfeita, até que Stella é acusada do assassinato brutal de um homem muito mais velho, Christopher Olsen. Que motivo poderia ela ter para conhecer um homem de negócios obscuro e, quanto mais, para o matar? Tudo isto não passará, certamente, de um erro terrível… Certo?
Edvardsson arquitecta uma teia na qual todos se envolvem e nada é o que parece. A história de um crime e a destruição de uma família é contada através de uma estrutura incomum de três partes que mantém o leitor a questionar tudo e todos.
7 DE JANEIRO
Marionetas sem Fios , de Tadea Lizarbe
Tadea Lizarbe nasceu em Pamplona em 1988, onde trabalha como terapeuta ocupacional em Saúde Mental. A sua obra de estreia, Comiendo Sonrisas a Solas , foi finalista da LXIII edição do Prémio Planeta, onde o júri destacou a sua “ frescura e excelente qualidade “, com um sucesso surpreendente junto da crítica, que também se refletiu nas vendas. Em 2019, estreou-se em Portugal com Pensamento Intruso , um livro de suspense que, segundo os críticos, demonstra “uma maturidade e um conhecimento da psicologia humana invejáveis” .
Marionetas sem Fios é a sua mais recente publicação, um thriller psicológico onde uma situação de maus-tratos denota que qualquer um pode ser culpado e onde as linhas entre a bondade e a maldade desaparecem diante dos olhos do leitor.
Bruna, futura inspectora da polícia em San Sebastián, e Ada, estenógrafa, depressa descobrem que têm mais coisas em comum do que pensam. Impulsos reprimidos, um lado sombrio e oculto durante anos, traços que começam a vir ao de cima se os fios certos forem tocados… Podendo ser utilizados para o bem ou para o mal. Estas duas mulheres querem saber qual o nome do marionetista que as controla.
7 DE JANEIRO
Da Troika à Gerigonça , de Luís Reis
Este é um livro que conjuga a observação da realidade económica e política portuguesa, de 2011 a 2019, à luz de um pensamento político e económico liberal.
Na verdade, confrontando-se com os governos de Pedro Passos Coelho e de António Costa , e com a acção de ministros das finanças de Vítor Gaspar a Mário Centeno , passando por Maria Luís Albuquerque , este livro faz um retrato claro e cristalino da realidade portuguesa e dos problemas essenciais que afligem a nossa sociedade e a nossa economia.
Luís Reis , o seu autor, gestor de empresas, com passagem por organismos empresariais europeus e mundiais, escreveu um livro em que afirma, sem sectarismos, uma ideia de país e uma visão social e económica.
Um livro cuja linguagem combina inteligência e prazer. Uma grande leitura.
9 DE JANEIRO
Não Fujas Mais , de Harlan Coben
Harlan Coben , autor já conhecido pelas obras Não Desistas e Sinto a Tua Falta , publica um novo thriller entusiasmante: Não Fujas Mais .
Um homem perde a filha; ela está agarrada às drogas e tem um namorado abusivo. Deixou bem claro que não quer ser encontrada. Um dia, por acaso, o pai vê-a a tocar guitarra em Central Park, Nova Iorque. Mas já não é a menina de quem se lembra. Esta mulher vive à beira do abismo, está assustada e claramente metida em apuros. Sem qualquer hesitação, ele não para sequer para pensar. Aborda-a e pede-lhe que regresse a casa.
A rapariga foge, pelo que só há uma coisa um pai pode fazer: segue-a, percorrendo um mundo negro e perigoso cuja existência desconhecia. Quando dá por si, tanto a vida dele como a da sua família estão em risco. E para proteger a filha dos males desse mundo, ele tem de os encarar de frente.
Harlan Coben , para além de escritor, estreou-se também no pequeno ecrã, com a série Safe , da Netflix, com Michael C. Hall . Veja o trailer aqui .
9 DE JANEIRO
O Céu numa Gaiola , de Christine Leunens
Em plena II Guerra Mundial, Johannes Betzler, membro fanático da Juvenude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver na casa dos pais, descobre que estes escondem, ilegalmente, uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o.
Após a repulsa inicial, o jovem sente-se obcecado por Elsa. Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que tem da realidade começa rapidamente a dissolver-se.
Este romance, publicado pela Editorial Presença, foi adaptado ao cinema, ainda que com uma carga bem mais infantil e humorística. Johannes é o pequeno Jojo Rabbit , protagonizado por Roman Griffin Davis e a obra chegou a estar, inclusive, nomeada para os Globos de Ouro 2020 .