Descubra mais VER +
O Céu Numa Gaiola
de Christine Leunens; Tradução: Manuela Madureira
Grátis
Sobre o livro
Durante a Segunda Guerra Mundial, em Viena, Johannes Betzler, um membro fanático da Juventude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver confinado à casa dos pais, descobre que estes escondem ilegalmente uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva silenciosa e vulnerável a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o.
Após a repulsa inicial, cedo Johannes sente-se obcecado por Elsa. Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que Johannes tem da realidade começa a dissolver-se no mundo em explosão do Terceiro Reich e no labirinto moral de situações impossíveis.
Focando-se na cosmovisão de um jovem fanático num regime violento e manipulador, este é um romance comovente, perturbador, com alguns laivos de humor negro, que examina as verdades e as mentiras que nos mantêm vivos.
Le Nouvel Observateur
«Perturbante, comovente, uma leitura compulsiva. Uma história que não conseguimos pôr de parte.»
My Weekly
«Um romance belíssimo, poderoso, diferente e ambicioso (...). Um daqueles livros que nunca esqueceremos.»
Le Monde
Comentários
-
Um misto de emoções
Este livro torna-se cativante pelo misto de emoções que provoca. Uma história que começa com a intolerância e a cega obediência a ideais que rebaixam e classificam o ser humano e que desenvolve para as contradições dos sentimentos que os ideais podem fazer sentir. A mentira torna-se a forma de moldar a realidade difícil é distorcida da guerra para aquilo que o coração quer e a mente condena. É a verdade bem sempre surge como o melhor caminho para conseguir lidar com as contradições de mentes atribuladas. Um livro que cativa desde o primeiro momento, que faz parar para pensar em ideologias bárbaras e como elas facilmente transformam o ser humano, fazendo-o perder o sentido da realidade, da tolerância e até do amor. Mas no final o amor surge onde não se esperava e pode tornar-se ser uma prisão ou a liberdade.
Uma história perturbante que ao mesmo tempo torna- se tocante. Durante a Segunda Guerra Mundial fala de Johannes Betzler ferido num ataque, é obrigado a ir para casa dos pais, descobrindo que estes escondem Elsa uma rapariga judia. Fica na dúvida se deve de entrega-la ou de a proteger.