Sabes tudo sobre Harry Potter?

Por: Inês Rebelo a 2022-05-02 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

J. K. Rowling

J. K. Rowling

J. K. Rowling é a autora da série de livros Harry Potter, que definiu uma época e que continua a ser extremamente popular, bem como de vários romances isolados e de uma série de policiais publicada sob o pseudónimo Robert Galbraith. Quando teve a ideia para escrever a história de Harry Potter num comboio que viajava atrasado em 1990, a autora concebeu as linhas gerais da série e depois escreveu os sete livros que a compõem, sendo que o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado no Reino Unido em 1997. A série demorou mais dez anos a ser completada e foi concluída em 2007, com a publicação de Harry Potter e os Talismãs da Morte. Após a publicação de cada livro, seguiram-se as respetivas adaptações cinematográficas, que foram estrondosos sucessos de bilheteira. Os livros da série Harry Potter já venderam mais de 600 milhões de exemplares em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 80 línguas. A par da série, J. K. Rowling escreveu três pequenos livros relacionados com ela e cujas receitas reverteram para instituições de solidariedade, incluindo Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, que, mais tarde, inspirou uma nova série de filmes protagonizada pelo magizoologista Newt Scamander. A história de Harry já em adulto teve continuidade em palco na peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que J. K. Rowling escreveu com o dramaturgo Jack Thorne e o encenador John Tiffany, e que está atualmente em cena em variadíssimos locais por todo o mundo. Em 2020, J. K. Rowling voltou a escrever para o público infantil com o conto de fadas O Ickabog, cujas receitas a autora doou à sua fundação de caridade, a Volant, para ajudar instituições de solidariedade social a aliviar os efeitos sociais da pandemia por COVID-19. O seu mais recente livro infantil, O Porquinho de Natal, foi publicado em 2021. J. K. Rowling recebeu muitos prémios e galardões pelos seus trabalhos, incluindo a Excelentíssima Ordem do Império Britânico e a Ordem dos Companheiros de Honra, a Ordem Nacional da Legião de Honra, o Prémio Hans Christian Andersen e o Prémio Príncipe das Astúrias. A autora apoia um grande número de causas humanitárias através da Volant e fundou a Lumos, uma instituição de caridade infantil internacional. J. K. Rowling vive na Escócia com a família. Para saber mais sobre J. K. Rowling, visite jkrowlingstories.com.

VER +

10%

Harry Potter e a Pedra Filosofal
16,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

5 críticas ferozes de clássicos da literatura – adivinha quais são?

Como qualquer outra arte, a literatura é subjetiva. O que é celebrado por uns, é rejeitado por outros. E o que foi criticado ontem pode ser aclamado amanhã. Nem os autores mais consagrados ou as obras mais populares escaparam à crítica, e estes cinco clássicos da literatura não são exceção. Consegue adivinhar quais são pelas críticas que receberam após o seu lançamento? Quem sabe se entre eles está um dos seus favoritos!

Duas ou três ideias sobre…. “Determinado”

Quando Robert M. Sapolsky publicou Comportamento em 2018, sobre a forma como a biologia influencia o comportamento humano, acreditava que qualquer pessoa que o lesse chegaria à mesma conclusão natural: o livre-arbítrio não existe. Estava errado. A verdade é que a nossa sobrevivência enquanto espécie consciente da sua própria mortalidade depende, em grande parte, da nossa capacidade para nos iludirmos; o que inclui, na sua opinião, a crença no livre-arbítrio.

Quizz: Descobre a tua próxima leitura Young Adult

A literatura Young Adult (Jovem Adulto) já conquistou milhões de leitores em todo o mundo com histórias envolventes e apaixonantes, personagens que ficam na imaginação e, claro, os seus característicos e irresistíveis tropes. Estes elementos narrativos recorrentes são muitas vezes a chave para uma experiência de leitura viciante — seja uma amizade a tornar-se algo mais, ou por outro lado inimigos que se apaixonam inesperadamente, um romance que demora a aquecer ou uma história de amor que só pode acabar mal… cada trope tem a sua magia.

Quão bem conheces a saga Harry Potter? A propósito do Dia Internacional De Harry Potter, celebrado hoje, 2 de maio, damos-te a conhecer sete curiosidades sobre estes livros que conquistaram milhões de corações em todo o mundo e ainda te deixamos algumas perguntas para que possas testar os teus conhecimentos sobre o mundo da magia. 


 

O Harry, a Hermione e o Ron entraram nas nossas vidas há já muito tempo; aliás, pela altura em que o mundo da magia se tornou a nossa segunda casa. Afinal, quem é que nunca se questionou sobre onde anda a sua carta de Hogwarts? (O mais provável é que tenha sido uma coruja velhinha e trapalhona como Errol a trazê-la e que a carta se tenha perdido algures no caminho.) Todos sabemos que, se nos tivessem dado a oportunidade, seríamos os mais brilhantes feiticeiros da nossa idade. Mas será que já sabes tudo sobre o mundo criado por J. K. Rowling?

Aqui poderás descobrir algumas curiosidades sobre os livros e, de seguida, testar os teus conhecimentos sobre o mundo mágico. Agora é a altura de mostrares que conseguirias pelo menos um "Excede as Expectativas" nos teus E.F.B.E. (Exames de Feitiçaria Barbaramente Extenuantes)!

Mas atenção: avança com cuidado. Este artigo está protegido pelo feitiço Repello Muggletum. Só os verdadeiros feiticeiros conseguirão prosseguir além deste ponto!

 

1. Os Malfoy podiam não ter sido... Malfoy

Nos primeiros manuscritos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Draco surge com os apelidos Smart, Spicks e Spungen. Só depois se consolidou com o nome icónico que reconhecemos, detestamos ou amamos, desprezamos ou admiramos: Draco Malfoy.

 

2. O plano curricular de Hogwarts sofreu algumas alterações 

Nas primeiras versões de Harry Potter e a Pedra Filosofal, algumas disciplinas eram um pouco diferentes daquelas que hoje nos são tão familiares. "Herbologia", por exemplo, era "Herbalismo" (Herbalism). "Artes Divinatórias" era uma disciplina obrigatória para os alunos de primeiro ano – algo que teria sem dúvida complicado muito a vida de Hermione. E existia ainda outra disciplina obrigatória para o primeiro ano, que acabou por não ficar sequer no plano curricular final: a de "Monstros" (Beasts). 

 

3. Muitos dos nomes das personagens têm significados escondidos

Como provavelmente muitos já sabem, J. K. Rowling recorre frequentemente ao latim, por exemplo, para escolher o nome das personagens, dos sítios e dos feitiços. Alguns casos são bastante evidentes: "Severus" significa "severo" e "Lupin", "lobo". Outros escondem melhor a sua origem: é o caso de "Dumbledore", que, em Inglês Antigo, significa "abelha". Rowling explica que escolheu este apelido para o diretor de Hogwarts por o imaginar sempre a cantarolar baixinho para si mesmo. Já o seu primeiro nome, Albus, significa "branco" em latim.

Outro caso que à primeira vista pode parecer uma escolha 'inocente', mas, numa segunda análise, tem muito a dizer sobre a personagem é o de Ludo Bagman, o chefe do Departamento de Jogos e Desportos Mágicos. O seu nome, em latim, traduz-se sensivelmente para "eu jogo": um aceno de cabeça para o seu passado como jogador de Quidditch, mas, também, para o pouco saudável gosto que tem pelas apostas. 

Ficamos a perceber também por que motivo "Bellatrix" é um nome tão à medida da personagem: é a palavra latina para "guerreira". Esta feiticeira anuncia o poder que tem logo ao dizer o  seu primeiro nome. 

 

4. O lema de Hogwarts é sábio - e cómico

"Draco Dormiens Nunquam Titillandus" – o lema (ou motto) de Hogwarts tem uma sonoridade imponente. Mas é mais uma piscadela de olho em latim: significa "Nunca faças cócegas a um dragão adormecido". O que é, na realidade, um conselho muito sensato.

 

5. Nicholas Flamel existiu mesmo 

Nicholas Flamel, o feiticeiro que criou a pedra filosofal e, por isso, conseguiu viver mais de 600 anos, juntamente com a mulher, não é apenas uma personagem. Flamel foi uma pessoa real que, apesar de nunca ter conseguido produzir uma pedra filosofal, fez dessa a missão da sua vida, depois de ter comprado um livro de alquimia. 

 

6. A saga foi traduzida para 79 línguas

É possível lermos os sete livros de Harry Potter em galês, em latim e em grego antigo. 

 

7. Os livros de Harry Potter podiam – literalmente – dar a volta ao mundo

Quando Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez em capa dura, em 1997, no Reino Unido, foram feitas apenas 500 cópias. Hoje, se se colocassem lado a lado todos os livros da saga alguma vez vendidos, estes poderiam dar a volta ao Equador 1,6 vezes. 

 

Já conhecias alguma destas curiosidades? Temos agora sete perguntas para pores os teus conhecimentos à prova. As respostas estão mais abaixo, mas nada de espreitar antes de teres terminado o questionário... e não vale beber felix felicis!

 

 

1. Em que ano Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez em Portugal?

2. Quais são os primeiros nomes dos quatro fundadores de Hogwarts?

3. Como se chamam os feiticeiros que se conseguem transformar em animais?

4. Com que feitiço se derrota um sem-forma?

5. Que posição ocupa o jogador de Quidditich que defende os postes para que a equipa adversária não marque?

6. Como se chama a banda que toca no Baile de Natal em Harry Potter e o Cálice de Fogo?

7. Qual é a equipa de Quidditch preferida do Ron?

 

 

 

 

Respostas: 

1. 1999;  2. Godric, Salazar, Helga e Rowena; 3. Animagus; 4. Ridikkulus; 5. Keeper; 6. Weird Sisters; 7. Chudley Cannons.

 

Soubeste responder a tudo? Ou está na altura de releres a coleção?

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.