Sabes tudo sobre Harry Potter?
Por: Inês Rebelo a 2022-05-02 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Quão bem conheces a saga Harry Potter? A propósito do Dia Internacional De Harry Potter, celebrado hoje, 2 de maio, damos-te a conhecer sete curiosidades sobre estes livros que conquistaram milhões de corações em todo o mundo e ainda te deixamos algumas perguntas para que possas testar os teus conhecimentos sobre o mundo da magia.
O Harry, a Hermione e o Ron entraram nas nossas vidas há já muito tempo; aliás, pela altura em que o mundo da magia se tornou a nossa segunda casa. Afinal, quem é que nunca se questionou sobre onde anda a sua carta de Hogwarts? (O mais provável é que tenha sido uma coruja velhinha e trapalhona como Errol a trazê-la e que a carta se tenha perdido algures no caminho.) Todos sabemos que, se nos tivessem dado a oportunidade, seríamos os mais brilhantes feiticeiros da nossa idade. Mas será que já sabes tudo sobre o mundo criado por J. K. Rowling?
Aqui poderás descobrir algumas curiosidades sobre os livros e, de seguida, testar os teus conhecimentos sobre o mundo mágico. Agora é a altura de mostrares que conseguirias pelo menos um "Excede as Expectativas" nos teus E.F.B.E. (Exames de Feitiçaria Barbaramente Extenuantes)!
Mas atenção: avança com cuidado. Este artigo está protegido pelo feitiço Repello Muggletum. Só os verdadeiros feiticeiros conseguirão prosseguir além deste ponto!
1. Os Malfoy podiam não ter sido... Malfoy
Nos primeiros manuscritos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Draco surge com os apelidos Smart, Spicks e Spungen. Só depois se consolidou com o nome icónico que reconhecemos, detestamos ou amamos, desprezamos ou admiramos: Draco Malfoy.
2. O plano curricular de Hogwarts sofreu algumas alterações
Nas primeiras versões de Harry Potter e a Pedra Filosofal, algumas disciplinas eram um pouco diferentes daquelas que hoje nos são tão familiares. "Herbologia", por exemplo, era "Herbalismo" (Herbalism). "Artes Divinatórias" era uma disciplina obrigatória para os alunos de primeiro ano – algo que teria sem dúvida complicado muito a vida de Hermione. E existia ainda outra disciplina obrigatória para o primeiro ano, que acabou por não ficar sequer no plano curricular final: a de "Monstros" (Beasts).
3. Muitos dos nomes das personagens têm significados escondidos
Como provavelmente muitos já sabem, J. K. Rowling recorre frequentemente ao latim, por exemplo, para escolher o nome das personagens, dos sítios e dos feitiços. Alguns casos são bastante evidentes: "Severus" significa "severo" e "Lupin", "lobo". Outros escondem melhor a sua origem: é o caso de "Dumbledore", que, em Inglês Antigo, significa "abelha". Rowling explica que escolheu este apelido para o diretor de Hogwarts por o imaginar sempre a cantarolar baixinho para si mesmo. Já o seu primeiro nome, Albus, significa "branco" em latim.
Outro caso que à primeira vista pode parecer uma escolha 'inocente', mas, numa segunda análise, tem muito a dizer sobre a personagem é o de Ludo Bagman, o chefe do Departamento de Jogos e Desportos Mágicos. O seu nome, em latim, traduz-se sensivelmente para "eu jogo": um aceno de cabeça para o seu passado como jogador de Quidditch, mas, também, para o pouco saudável gosto que tem pelas apostas.
Ficamos a perceber também por que motivo "Bellatrix" é um nome tão à medida da personagem: é a palavra latina para "guerreira". Esta feiticeira anuncia o poder que tem logo ao dizer o seu primeiro nome.
4. O lema de Hogwarts é sábio - e cómico
"Draco Dormiens Nunquam Titillandus" – o lema (ou motto) de Hogwarts tem uma sonoridade imponente. Mas é mais uma piscadela de olho em latim: significa "Nunca faças cócegas a um dragão adormecido". O que é, na realidade, um conselho muito sensato.
5. Nicholas Flamel existiu mesmo
Nicholas Flamel, o feiticeiro que criou a pedra filosofal e, por isso, conseguiu viver mais de 600 anos, juntamente com a mulher, não é apenas uma personagem. Flamel foi uma pessoa real que, apesar de nunca ter conseguido produzir uma pedra filosofal, fez dessa a missão da sua vida, depois de ter comprado um livro de alquimia.
6. A saga foi traduzida para 79 línguas
É possível lermos os sete livros de Harry Potter em galês, em latim e em grego antigo.
7. Os livros de Harry Potter podiam – literalmente – dar a volta ao mundo
Quando Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez em capa dura, em 1997, no Reino Unido, foram feitas apenas 500 cópias. Hoje, se se colocassem lado a lado todos os livros da saga alguma vez vendidos, estes poderiam dar a volta ao Equador 1,6 vezes.
Já conhecias alguma destas curiosidades? Temos agora sete perguntas para pores os teus conhecimentos à prova. As respostas estão mais abaixo, mas nada de espreitar antes de teres terminado o questionário... e não vale beber felix felicis!
1. Em que ano Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez em Portugal?
2. Quais são os primeiros nomes dos quatro fundadores de Hogwarts?
3. Como se chamam os feiticeiros que se conseguem transformar em animais?
4. Com que feitiço se derrota um sem-forma?
5. Que posição ocupa o jogador de Quidditich que defende os postes para que a equipa adversária não marque?
6. Como se chama a banda que toca no Baile de Natal em Harry Potter e o Cálice de Fogo?
7. Qual é a equipa de Quidditch preferida do Ron?
Respostas:
1. 1999; 2. Godric, Salazar, Helga e Rowena; 3. Animagus; 4. Ridikkulus; 5. Keeper; 6. Weird Sisters; 7. Chudley Cannons.
Soubeste responder a tudo? Ou está na altura de releres a coleção?