Os filmes inspirados em livros que chegam à sua televisão em setembro
Por: Beatriz Sertório a 2024-09-02
Últimos artigos publicados
A rentrée está aí e traz novidades literárias à sua televisão. A partir de dia 2 de setembro, na RTP1, poderá assistir a seis novos telefilmes baseados em contos de alguns dos mais reconhecidos autores portugueses. Vergílio Ferreira, Luís de Sttau Monteiro e Lídia Jorge são alguns dos nomes que inspiraram estas adaptações a que poderá assistir durante seis segundas-feiras consecutivas, às 21 horas. Dos elencos fazem parte nomes familiares do cinema e da televisão portuguesas, tais como Maria D’Aires, José Raposo, António Pedro Cerdeira, Luísa Ortigoso e Ana Bustorff.
Fique a conhecer cada um dos filmes e as obras que os inspiraram.
“O Chefe do Meu Pai Era um Democrata e Ninguém Sabia”
Estreia a 2 de setembro
As sessões arrancam com o filme O Chefe do Meu Pai Era um Democrata e Ninguém Sabia, da realizadora Mónica Santos. Baseado numa crónica homónima de Luís de Sttau Monteiro, incluída no livro Redacções da Guidinha, aborda a transição do Estado Novo para a Democracia no 25 de Abril, através do relato da filha de um funcionário submisso e explorado pelo seu chefe.
“Bully”
Estreia a 9 de setembro
Segue-se Bully, um filme do realizador Ricardo Pugschitz Oliveira inspirado num conto de Miguel Simal. Conta a história de um homem que depois de uma vida inteira a aturar tudo, ou quase tudo, dos colegas de escola, da universidade e, mais tarde, de trabalho, descobre a coragem que não sabia ter, levando-o ao exagero poético de quem até então tudo tinha suportado.
“O Anel”
Data de estreia por anunciar
Ainda com data de estreia por anunciar, O Anel, realizado por Cláudia Clemente, busca inspiração num conto de Patrícia Maia Noronha. O mesmo integra o seu primeiro livro, O Elo Invisível, já distinguido com uma menção honrosa no Prémio Literário Alves Redol, que reúne um conjunto de 17 contos em que a conexão, o elo, é um tema recorrente.
“A Palavra Mágica”
Data de estreia por anunciar
A Palavra Mágica é o título deste filme da realizadora Maria Esperança Pascoal e de um conto de Vergílio Ferreira, inserido na obra Contos. Esta história caricata do autor de Aparição aborda a forma como uma palavra aparentemente inócua é mal interpretada pelos habitantes de uma aldeia, ganhando significados cada vez mais negativos à medida que se espalha.
“O Esqueleto”
Data de estreia por anunciar
Baseado num conto homónimo de Camillo Castelo Branco, O Esqueleto conta com a realização de João Roque. Esta história escrita durante a juventude do autor de Amor de Perdição, viria a inspirar um romance com o mesmo título, O Esqueleto, no qual o adultério e a vontade individual reprimida pelas convenções são os ingredientes principais.
“O Conto do Nadador”
Data de estreia por anunciar
Integrado no livro Marido e Outros Contos, O Conto do Nadador, de Lídia Jorge, é a história que dá título e corpo a este filme de Filipe Henriques. Um conto onde tudo se insinua e imagina, onde somos conduzidos à posição de voyeur, enfrentando um jogo erótico entre o que se exibe e o que se espia. Uma história de um tempo em que o mistério fazia a diferença.