Aparição
de Vergílio Ferreira
Grátis
Sobre o livro
Reedição de um dos livros mais emblemáticos da obra vergiliana. Alberto Soares, a personagem central, rememora o ano em que deu aulas em Évora. E as pessoas que conheceu e que, de alguma maneira, contribuíram para a consolidação das suas teorias sobre a existência: Sofia, como quem manteve uma relação erótica tumultuosa, e as suas irmãs, Ana e Cristina. Carolino que, por ciúmes, tenta matar Alberto, mas acaba matando Sofia. Cristina, a irmã-criança de Sofia, também morre.
Comentários
-
Excepcional!
Um hino à literatura que consagra Vergílio como um dos Grandes nomes da nossa literatura. Um livro que me atingiu como um raio!
Esta obra é um clássico! Nada tem comparação à escrita deste autor...as descrições que o mesmo faz sobre a música do piano, também as descrições da paisagem...quase conseguimos ouvir o canto alentejano. Lembra-me da obra Stoner de John Williams pois a personagem principal também é um professor, só que esta obra tem mais tragédia. As reflexões das personagens acerca da vida, da inverosimilhança da morte...é uma obra incrível. Não podia recomendar mais.
Vergílio Ferreira executa um trabalho excepcional na narração da vida de Alberto (o protagonista do romance) um professor que começa a dar aulas em Évora, cuja sua vida é fortemente atacada pela filosofia existencialista, que o autor domina de forma esplêndida. A sua narração torna o leitor num dado viciado de caos que corrói a vida de Alberto nas suas escolhas, parecendo que é impossível sair desse jogo melancólico que é a vida. Uma das maiores obras existencialistas da literatura portuguesa.
Um dos livros mais emblemáticos da obra de Vergílio Ferreira; Retrata uma sociedade fechada em si mesma, dividida por várias classes sociais, tendo como base uma ditadura fascista. Com esta obra, o autor, coloca em causa a relação do homem consigo mesmo, tornando-se intérprete dessa interrogação existencial.