Como o TikTok está a mudar os hábitos de leitura
Por: Madalena Neves Afonso a 2022-05-05 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Num mundo cada vez mais digital e ligado às mais variadas redes sociais, o TikTok tornou-se numa incontestável fonte de tendências. Desde música, arte, moda, dança a movimentos sociais, o TikTok é uma das plataformas mais faladas dos últimos dois anos, tendo tido o seu grande boom de utilização durante o primeiro confinamento, em 2020.
O que é o TikTok?
O TikTok é alimentado exclusivamente por vídeos, que podem ter entre 15 segundos e 3 minutos de duração. Os seus utilizadores tentam, assim, de uma forma dinâmica e apelativa, atrair novos seguidores para as suas contas. Contando com mais de 755 milhões utilizadores no mundo todo, o TikTok é conhecido pelas suas diferentes comunidades, organizadas de acordo com os interesses dos seus utilizadores. Se os nossos interesses recaem sobre a música, o algoritmo do TikTok apresentar-nos-á maioritariamente cantores, DJs, compositores, clips de concertos de bandas, entre outros. Se a nossa paixão é o mundo da moda, o TikTok apresentar-nos-á desfiles de alta-costura, designers, criadores e amadores no mundo da moda, entre outros. A plataforma é constituída por um público-alvo maioritariamente jovem, tornando-se assim incontornável fator a ter em conta quando falamos de cultura juvenil na atualidade, uma vez que é lá que nascem e se identificam tendências e interesses e que se influencia a forma como os jovens se relacionam com o mundo e absorvem informações.
O TikTok português
10-19 anos (32,5%)
20-29 anos (29,5%)
30-39 anos (16,4%)
40-49 anos (13,9%)
+ 50 anos (7,1%)
Fonte: Comscore
O Booktok, um espaço de pertença
Sendo uma plataforma de comunidades, os amantes da literatura criaram uma comunidade própria a que chamam Booktok. O nome nasce da junção da palavra Book (livro, em inglês), e TikTok, e é neste espaço que os amantes da palavra escrita se encontram e descobrem novos livros, amigos, tendências, autores, novos lançamentos, noticias literárias; e onde se debatem assuntos mais sérios, como a diversidade cultural na literatura, a representação de diferentes identidades sexuais e as temáticas potencialmente perturbadoras (trigger warnings).
Os géneros literários mais recomendados no TikTok
No campo da ficção, atualmente, os romances mais falados abordam diversos géneros (fantástico, contemporâneo, policial, distópico, entre outros), mas com alguma ênfase nos romances LGBT+, na literatura que aborda a diversidade cultural e étnica e livros sobre saúde mental. Na área de não-ficção, a temática de Memórias e Testemunhos é a mais falada e recomendada pelos Booktokers portugueses, principalmente livros sobre a segunda guerra mundial e sobre o Holocausto. Muito recomendados são também os livros sobre desenvolvimento pessoal, direcionados para jovens, nomeadamente sobre ansiedade, gestão de tempo, integração social e orientação académica e profissional.
Para os mais jovens (10-13 anos), a maioria das recomendações foca-se na banda desenhada, principalmente japonesa (Mangas), motivados por programas de televisão, jogos de computador e pelos amigos. De uma forma geral, os jovens portugueses têm procurado livros com os quais se conseguem identificar, ou que lhes despertem emoções fortes, seja ao nível de impulsos criativos e artísticos, seja ao nível de consciência histórica, cultural e social.
Mariana (@chroniclesofmariana), Bruna (@bruna.reads) e Rafaela (@rafaela.books)
O Booktok Português, uma comunidade em crescimento
A comunidade portuguesa tem vindo a crescer a olhos vistos, tanto a nível de criadores de conteúdo, como de seguidores, e são cada vez mais os jovens que se deslocam às livrarias em busca de livros que foram recomendados no Booktok. Esta nova tendência de redes sociais tem tido um impacto de tal forma relevante na vida dos jovens, que muitos pais, professores e educadores não só procuram os livros de que os jovens falam todos os dias, como chegam mesmo a integrá-los nas listas de leituras sugeridas na escola. Apesar de a maioria dos jovens portugueses procurar literatura estrangeira, a literatura portuguesa também já começa a ter algum destaque nesta comunidade
Os jovens podem não estar a partilhar as suas leituras do modo como se partilhava antigamente, mas o amor pela leitura, pelos livros, pelas personagens que inspiraram os grandes amores, continuam a circular por esse mundo forma. Mudam-se os tempos, mudam-se os canais.
5 Booktokers portuguesas
que deverá seguir no TikTok:
Mariana (@chroniclesofmariana)
Bruna (@bruna.reads)
Rafaela (@rafaela.books)
Mariana Louro (@_marianalouro_)
Rita (@booklover.rtq)
Conheça os livros mais recomendados no TikTok