A livraria mais antiga do mundo

Por: Bertrand Livreiros a 2017-05-18 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jorge Carrión

Jorge Carrión

Jorge Carrión nasceu em Tarragona, em 1976. É doutorado em Humanidades pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, onde atualmente leciona literatura contemporânea e escrita criativa. Escreve regularmente para jornais espanhóis e latino-americanos, como El País, La Vanguardia e Arcadia. É autor de um romance.

VER +

10%

Livrarias
19,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

7 livros para oferecer no Dia dos Namorados

O amor, em todas as suas formas, é para celebrar todos os dias. No entanto, está quase a chegar o dia em que este se torna ainda mais especial. Com as nossas sugestões para o Dia dos Namorados, não há desculpa para não recordar aqueles que ama: ofereça o amor nas páginas de um livro à sua cara-metade, amigos, família – ou, porque não, a si próprio.

O testemunho da filha de Gisèle Pelicot e outras novidades a chegar às livrarias em fevereiro

Embora seja o mês mais curto do ano, fevereiro chega com muitas novidades. Entre os destaques, está o poderoso testemunho da filha de Gisèle Pelicot, a mulher que comoveu o mundo com a sua coragem após anos de abuso inimaginável, e o aguardado regresso da autora de Olive Kitteridge.

Duas ou três ideias sobre “Como Ser Bem-Sucedido no Mundo de Hoje”

Uma das figuras mais importantes no campo da literatura de desenvolvimento pessoal e profissional, Dale Carnegie dispensa apresentações. Depois do sucesso de livros como "Como fazer amigos e influenciar pessoas" e "A Arte de Comunicar com Sucesso", chega às livrarias do país o seu guia definitivo sobre "Como ser bem-sucedido no mundo de hoje" (Objectiva). Embora muitas vezes acreditemos que os outros têm mais motivos para serem mais felizes e bem sucedidos do que nós – mais dinheiro, menos preocupações, mais amigos ou um emprego com melhores condições – o autor bestseller defende que todos podem atingir a felicidade, independentemente das suas circunstâncias.

Qual é o significado das livrarias no imaginário coletivo? Qual é o seu papel na História das ideias e da literatura? Num misto de ensaio e livro de viagens, Livrarias, Jorge Carrión cria uma possível cronologia do desenvolvimento das livrarias e da sua representação artística – como se transformaram em mitos culturais, em centros de tertúlia e de resistência política.


 

18579392_1647041415313493_1806710718_n.jpg

 

Nestas páginas, nomes míticos desfilam como emblemas de melancolia e de conforto, como a nossa Bertrand do Chiado, as parisienses La Hune ou Shakespeare & Co., Librairie des Colonnes (Tânger), City Lights (São Francisco), Strand (Nova Iorque), Eterna Cadencia (Buenos Aires), Stanfords (Londres), Lello (Porto), entre muitas outras. Uma viagem fascinante ao coração dos livros – e um guia para a nossa infinita curiosidade sobre a sua alma.

 

cropped-foto3bertrandrecortada.jpg

 

A livraria mais antiga do mundo
 

‘Uma livraria não só tem de ser antiga como deve parecê-lo. Quando entramos na Livraria Bertrand, no n.º 73 da Rua Garrett, em Lisboa, a poucos passos do café A Brasileira e da sua estátua de Fernando Pessoa e, por conseguinte, em pleno coração do Chiado, o ‘B’ sobre fundo encarnado do logótipo exibe orgulhosamente um número: 1732. Na primeira sala tudo aponta para essa passado venerável patente numa data: a vitrina de livros em destaque; as escadas deslizantes ou o banco-escadote que permite aceder às prateleiras mais altas de umas estantes vetustas; a placa enferrujada que batiza como ‘Sala Aquilino Ribeiro’ o lugar onde nos encontramos, em homenagem a um dos mais ilustres clientes, tão assíduo como Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental ou José Cardoso pires; e, sobretudo, o diploma do Guiness World Records, que certifica a sua condição de livraria no ativo mais antiga do mundo.’

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.