"Apeirogon" | Desolação e beleza infinita

Por: Marisa Sousa a 2021-07-06

Colum McCann

Colum McCann

Colum McCann é o autor de 7 romances e 3 antologias de contos. Nascido e criado em Dublin, Irlanda, foi agraciado com várias distinções, incluindo o National Book Award e o International Dublin Impac Prize. Distinguido como Chevalier des Arts et Lettres pelo governo francês e eleito para a Irish Arts Academy, recebeu variados prémios europeus, o 2010 Best Foreign Novel Award, na China, e uma nomeação para os Óscares. Em 2017, foi eleito para a American Academy of Arts. A sua obra está publicada em mais de 40 línguas. É cofundador da organização global e sem fins lucrativos de intercâmbio de histórias, a Narrative 4, e é professor no Hunter College MFA Creative Writing Program. Vive em Nova Iorque com a família.

VER +

10%

Apeirogon: Viagens infinitas
22,20€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Apeirogon: Viagens Infinitas (Porto Editora, 2021) devia trazer instruções de uso para os mais desavisados: sinta este livro. Para percorrer os 1001 capítulos — muitos deles, brevíssimos fragmentos, frases ou imagens — que o compõem, convocamos todos os sentidos e, ainda assim, o que ele nos entrega é infinitamente maior do que aquilo que nos pede. As estatísticas do mundo e as histórias dos outros têm outro peso quando lhes atribuímos um rosto. Nas linhas de Apeirogon pulsa o coração do mundo. “Aqui, a geografia é tudo.” Ler ativamente e vestir a pele do outro é a única forma de fazermos esta cartografia das fronteiras dos homens; de aprender que o outro, apesar de profusamente regado com medo, dor e ódio, pode deixar que lhe cresçam flores no peito.


Bassam Aramin, palestiniano, e Rami Elhanan, israelita, vivem sob o espectro de um conflito que condiciona todas as vidas e ínfimas rotinas, desde as estradas que estão autorizados a percorrer — onde dançam espanta-espíritos feitos de latas de gás lacrimogéneo — até às escolas frequentadas pelas suas filhas, Abir e Smadar, passando pelos inevitáveis postos de controlo, físicos e emocionais, que os mantêm em permanente estado de alerta. As suas vidas mudam irreparavelmente quando Abir (dez anos) é morta por um membro da polícia fronteiriça, junto à escola, e Smadar (treze anos) engrossa a sangrenta e longa lista de vítimas de bombistas suicidas.“Bassam e Rami começaram gradualmente a entender que utilizariam a força da sua dor como uma arma.” Da perda avassaladora nasceu uma amizade movida pela esperança de paz.

 

"Aprendera que a cura para o destino era a paciência."

 

Bassam e Rami, Abir (9 anos) e Smadar (10 anos) | Via Colummccann.com.

 

Partindo das suas experiências na organização sem fins lucrativos Narrative 4, que promove o storytelling como veículo para a paz, ao infundir “empatia radical” entre pessoas oriundas de zonas de conflito, Colum McCann mistura ficção e realidade num “romance-híbrido”, oferecendo-nos um dos livros mais poderosos do ano, onde as generosas pinceladas de arte, história, política e poesia convivem com o relato quase cinematográfico de uma realidade desoladora e, simultaneamente, repleta de esperança. “Quantas vezes, pensou Rami, o banal nos salva.”

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.