Sobre o livro
Rammi Elhanan e Bassam Aramin moram perto um do outro – contudo, habitam mundos completamente diferentes. Rami é israelita. Bassam é palestiniano. A matrícula de Rami é amarela. A matrícula de Bassam é verde. Rami demora 15 minutos até à Margem Ocidental. Bassam demora uma hora e meia a fazer o mesmo percurso.
Aqui, a geografia é tudo.
Ambos perderam as suas filhas. Smadar, filha de Rami, de 13 anos, foi morta por um bombista suicida. Abir, filha de Bassam, de 10, foi atingida por um membro da polícia fronteiriça, junto à escola. Trazia um doce no bolso que ainda não tinha tido tempo de comer.
Rami e Bassam tornam-se melhores amigos.
Neste romance épico – que se apresenta com o mesmo nome da forma geométrica com um número contavelmente infinito de lados – Colum McCann atravessa séculos e continentes, entrelaçando tempo, arte, história, natureza e política numa tapeçaria de amizade, amor, perda e pertença. Musical, forte, delicado e ambicioso, este é um livro para os nossos tempos, por um escritor no auge dos seus poderes.
Pedro Miguel Silva, Deus me Livro
Vítor Caixeiro, Refém das Letras
Sandra Barão Nobre, A Biblioterapeuta, in "É desta que leio isto, SAPO"
Expresso
Público
Elizabeth Strout
Kamila Shamsie
Michael Cunningham
Pedro Ivo Carvalho, Deslocações, Volta ao Mundo
Jornal Económico (Et cetera)
Isabel Lucas, Público
The Guardian
Financial Times
Comentários
-
Obrigatório
Um livro maravilhosamente bem escrito e dolorosamente real. Todos deviam ler. Afinal, o que sabemos realmente dos israelitas e dos palestinianos? E sobre o amor? E sobre a paz?
A história de duas pessoas que se tornaram melhores amigos nas circunstâncias mais improváveis. Um é Israelita, outro Palestiniano. Vivem cada um no seu lado da fronteira, ambos perderam família, amigos e vidas inteiras devido à constante guerra que lhes destrói as nações e os futuros. Mas poderá uma amizade resistir a tudo isso? Uma história que deixa qualquer leitor emocionado e com uma perspectiva realista de como é vivido o conflito entre estas duas nações. Mas é simultaneamente uma história inspiradora sobre o poder da amizade. Imperdível para os amantes de livros que os deixam a refletir sobre a nossa sociedade.