O que nos ensinam os animais criados por Luis Sepúlveda?
Por: Beatriz Sertório a 2024-10-04
Últimos artigos publicados
Hoje, a 4 de outubro, o romancista, realizador, jornalista e ativista político chileno Luis Sepúlveda cumpriria 75 anos. No mesmo dia, celebra-se o Dia Mundial do Animal. Para comemorar este autor e dia especial, relemos as fábulas de Sepúlveda, que são, para além de uma porta de entrada para o mundo da literatura, uma fonte inesgotável de aprendizagem sobre os mais variados temas, desde o amor e a amizade, à preservação dos animais e da natureza. Conhece, ou reencontra, alguns dos protagonistas mais populares das suas histórias e aquilo que todos nós, miúdos e graúdos, podemos aprender com cada um deles.
Nome: Zorbas
Espécie: Gato
Fábula: História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Lema: «Uma promessa é uma promessa».
Costuma dizer-se que os cães são muito leais, no entanto, o “grande, preto e gordo” Zorbas é não só um amigo leal como um gato “de palavra”! Depois de uma gaivota, que havia sido apanhada por uma maré negra de petróleo, ter deixado ao seu cuidado, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr, Zorbas jura cumprir duas promessas: criar a pequena gaivota e ensiná-la a voar. Para além da importância de cumprir uma promessa, Zorbas ensina-nos a aceitar aqueles que são diferentes de nós e, também, que os amigos são a família que escolhemos.
Nome: Ditosa
Espécie: Gaivota
Fábula: História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Lema: «Só voa quem se atreve a fazê-lo.»
Ditosa é a pequena gaivota que ficou ao cuidado do gato Zorbas. Quando este falha na sua missão de a ensinar a voar, pede ajuda a alguém que ele acredita que sabe voar, e fazer voar, com a força das palavras: um poeta. Com a sua ajuda, Ditosa percebe que a única coisa que a estava a impedir de conseguir voar era o seu próprio medo — uma lição valiosa para todos os que perseguem sonhos que parecem impossíveis de alcançar. Às vezes, só precisamos de alguma coragem e ousadia.
Nome: Mix
Espécie: Gato
Fábula: História de um gato e de um rato que se tornaram amigos
Lema: «Os verdadeiros amigos cuidam sempre um do outro.»
A história de Mix é uma história sobre amizade: a sua com o seu dono, Max, e a amizade inesperada que cria com um rato mexicano, a quem dá o nome de Mex. Com este duo improvável, aprendemos o verdadeiro significado da amizade: uma relação de partilha e entreajuda, em que ambas as partes se preocupam com a alegria e a liberdade um do outro. Para além disso, a forma como o rato Mex ajuda o gato Mix a lidar com a sua cegueira, ensina-nos a respeitar as limitações dos outros, pois estas não são entraves, mas apenas diferentes formas de estar no mundo.
Nome: Rebelde
Espécie: Caracol
Fábula: História de um caracol que descobriu a importância da lentidão
Lema: «O amor é lento.»
A grande lição que o caracol Rebelde tem para nos ensinar é especialmente importante para os adultos. Parece que andam sempre a correr, não é? Acordam e começam a corrida contra o tempo, para se despacharem para te ir levar à escola, para irem para o trabalho e, muitas vezes, quando voltam para casa, ao final do dia, parece que o tempo continua a fugir-lhes por entre os dedos. Mas com os caracóis do prado do País do Dente-de-Leão aprendemos que, por vezes, é importante abrandar, para que não nos escapem coisas importantes, e que as coisas mais importantes da vida devem ser desfrutadas lentamente.
Nome: Afmau (Leal)
Espécie: Cão
Fábula: História de um cão chamado Leal
Lema: «A vida deve aceitar-se com gratidão.»
Na língua mapuche, falada por um povo indígena do Chile, Afmau significa “leal e fiel”. Foi dado esse nome a este pastor-alemão por ter sobrevivido à fome e ao frio da montanha onde nasceu, demonstrando assim a sua enorme lealdade à vida. No entanto, é também representativo da relação que ele tem com Aukamañ, um menino mapuche que cuidou dele até um bando de estrangeiros os ter separado. Ao nunca se esquecer do menino que lhe deu abrigo, Afmau ensina-nos o poder do afeto e da lealdade que pode unir um ser humano e um animal.