Lê mais em 2024 com o desafio de leitura do Clube Bertrand Infantil
Por: Beatriz Sertório a 2024-01-03
Últimos artigos publicados
O ano chegou ao fim, mas os teus amiguinhos do Clube Bertrand Infantil continuam ao teu lado, prontos para viver inúmeras aventuras. Em 2024, voltamos a ajudar-te a ler ainda mais com um novo desafio de leitura temático por cada mês do ano. Tomando como mote os 50 anos do 25 de abril, escolhemos 12 desafios que de uma forma ou de outra evocam esta data tão importante da nossa História, e que te incentivam a fazer leituras inesperadas. Contamos contigo?
Janeiro: Lê um livro publicado na década de 70
No primeiro mês do ano, regressamos ao passado – mais especificamente, à década de 70, quando se deu a Revolução dos Cravos em Portugal. Pede ajuda a familiares para encontrares livros publicados nesta altura ou então fica com a nossa sugestão: O Fantástico Sr. Raposo, de Roald Dahl, publicado em 1970.
Fevereiro: Lê um livro proibido
O período do Estado Novo, o regime sob o qual Portugal vivia antes da Revolução, foi marcado pela censura. Inúmeros livros foram censurados ou proibidos e alguns autores foram mesmo presos por aquilo que escreveram. Hoje existe liberdade de expressão e de imprensa no nosso país mas em muitos países do mundo os livros continuam a ser censurados, incluindo alguns infantojuvenis tais como Harry Potter e a Pedra Filosofal ou As Aventuras de Tom Sawyer. Encontra mais sugestões de livros proibidos aqui.
Março: Lê um livro de poesia
Em 1974, o ano da Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu “A poesia está na rua”, palavras de ordem ecoadas pelas ruas do país no momento em que o povo acordou pela primeira vez em liberdade. Neste mês em que comemoramos o Dia Mundial da Poesia, no dia 21, desafiamos-te a ler um livro em verso, de Sophia ou de outro poeta. Encontra aqui inúmeras sugestões.
Abril: Lê um livro sobre o 25 de abril
Chegados a Abril, faz apenas sentido escolhermos uma leitura que fale sobre este acontecimento histórico que assinala em 2024 o seu 50º aniversário. Há livros sobre o 25 de abril para todas as idades mas deixamos-te três sugestões (uma para cada faixa etária): 4 a 6 anos: História de uma flor, de Matilde Rosa Araújo; 7 a 9 anos: Avó, Onde é que Estavas no 25 de Abril?, de Ana Markl; mais de 10 anos: O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria.
Maio: Lê um livro com uma flor na capa
Uma vez que estamos na Primavera e o cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril, em Maio vamos ler livros com flores na capa. Sugerimos O Menino com Flores no Cabelo, de Jarvis, mas existem muitos mais para descobrires na tua livraria Bertrand ou até na biblioteca lá de casa.
Junho: Lê um livro passado em Portugal
A propósito de outro dia importante do nosso calendário, o 10 de junho também conhecido como Dia de Portugal, neste mês vamos ler histórias com o nosso país como cenário de fundo. Os livros da coleção infantojuvenil Uma Aventura são uma ótima sugestão para leres neste verão, com inúmeras histórias passadas em diversos locais de Portugal.
Julho: Lê um livro com a capa vermelha
Sendo o vermelho a cor dos cravos, no mês de julho vamos voltar a julgar os livros pelas capas e ler livros com capas vermelhas. Se te faltam ideias, convidamos-te a conhecer a história de Abril, um peixinho vermelho com um nome igualmente alusivo ao mote do nosso desafio, que sonhava fugir do seu aquário e ser livre (Abril, o Peixe Vermelho, de Marjolaine Leray). Será que consegue?
Agosto: Lê um livro sobre liberdade
O poeta Manoel de Barros escreveu que “a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”. O livro O destino de Fausto de Oliver Jeffers é um excelente exemplo de como também a podemos aprender de forma tão simples e, ao mesmo tempo, tão cativante com os livros para crianças. Uma sugestão entre muitas, sobre a importância da liberdade e o poder da resistência.
Setembro: Lê um livro escrito por uma autora portuguesa
A desigualdade, discriminação e violência vivida pelas mulheres durante o Estado Novo deixou marcas até hoje. Muitas escritoras desta altura, para além de censuradas ou presas, foram totalmente esquecidas pela História; e mesmo as que não o foram não são tão lidas atualmente como alguns dos seus semelhantes masculinos. Assim sendo, neste mês o único critério é escolher um livro escrito por uma autora portuguesa. Sophia de Mello Breyner, Maria Judite de Carvalho, ou Maria Cecília Correia são apenas algumas das várias autoras que escreveram para crianças durante este período.
Outubro: Lê um livro com banda sonora
A música foi uma parte muito importante da Revolução de Abril, não só pelo surgimento da música de intervenção que se insurgiu contra o regime, mas também pelas duas canções que foram tocadas na rádio como senhas para o movimento das tropas — “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho e “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso. Por isso, em outubro vamos ler livros que tenham sido adaptados a musicais ou filmes com uma banda sonora de tal forma memorável que se tornou parte integrante da história. Encontra aqui algumas sugestões.
Novembro: Lê um livro sobre uma personagem histórica
António de Oliveira Salazar, Marcello Caetano e Salgueiro Maia são alguns dos nomes que ficaram para a História do nosso país neste período, embora nem todos pelas melhores razões. Em novembro, vamos melhorar os nossos conhecimentos de História e escolher leituras sobre personagens históricas, do nosso país ou do mundo. A título de exemplo, a coleção Meninas/Meninos Pequenas/Pequenos, Grandes Sonhos apresenta-te a algumas das figuras mais extraordinárias da História, tais como Mahatma Gandhi ou Anne Frank.
Dezembro: Lê um livro do tempo dos teus avós
Dezembro é tempo de família, de recordar e de criar novas memórias. No último mês do ano, vamos voltar ao tempo dos nossos avós e ler uma história que fez parte da sua infância. Pergunta-lhes quais eram os seus livros favoritos e, quem sabe, convida-os a acompanharem-te na leitura.
Por fim, para manteres um registo do teu progresso e não te esqueceres do tema de cada mês, descarrega o nosso calendário e imprime-o. Não te esqueças também de partilhar connosco as tuas leituras de cada mês via e-mail ([email protected]) ou nas redes sociais do Clube Bertrand Infantil com #DESAFIOCBI2024. Boas leituras!