Combater o Bullying através da leitura
Por: Cecília Ferreira a 2022-10-20 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Este é um desafio que milhares de crianças, jovens e, mesmo, adultos enfrentam diariamente, e que pode trazer consequências graves para a formação, desenvolvimento pessoal e bem-estar mental e físico.
Partilhamos cinco sugestões sobre este tema, porque acreditamos que (também) a leitura pode salvar vidas.
1. Wonder, de R. J. Palácio
Wonder conta a história de August, uma criança que nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto esteja completamente deformado. Aos 10 anos, August irá enfrentar o maior da sua vida: a escola. Uma leitura emocional sobre o milagre que é a vida e a superação de dificuldades.
2. Como ser um Leão, de Ed Vere
Leonardo é um leão que, ao contrário dos outros, não tem interesse em ser feroz e rugir alto, mas sim em conversar e ler com a sua melhor amiga, a pata Mariana. Juntos, irão enfrentar aqueles que acham a sua atitude e forma de agir inconcebível. Uma história onde a empatia, o género, os estereótipos sociais, a aceitação, a inclusão, o bullying, a coragem, a integridade e a amizade são temas presentes.
3. Eu Falo como um Rio, de Jordan Scott
Jordan Scott escreveu Eu Falo como um Rio baseando-se em si próprio, uma criança com uma História comovente que se viu obrigado a lidar com a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, terminando com um final de superação.
4. Leo e o Polvo, de Isabelle Marinov
Esta é a História de Leo, uma criança com Síndrome de Asperger, considerada uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Leo constrói uma forte amizade com Mara, um polvo fêmea. A experiência da autora, mãe de uma criança autista, e a revisão científica de Tony Attwood, psicólogo clínico especializado na Síndrome de Asperger, tornam este livro uma valiosa ferramenta para pais e educadores que lidam diariamente com os desafios do Autismo.
5. Rapariga em Pedaços, de Kathleen Glasgow
Narrado na primeira pessoa, este romance é o retrato tocante de uma adolescente que passou por vários obstáculos marcantes na sua vida, e da sua viagem de autodescoberta e reconstrução.
Com a Rapariga em Pedaços, aprendemos que o abismo pode ser também um sítio onde, por vezes, se consegue ganhar asas, devagar, e aprender a voar.