Poesia sem fronteiras no Ronda Leiria Poetry Festival

Por: Bertrand Livreiros a 2021-03-17 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

No ano em que se assinalam 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo, poeta natural de Leiria, e um ano desde que um vírus nos obrigou ao isolamento, o Ronda Leiria Poetry Festival procura voltar a "unir o mundo numa linguagem comum: a poesia" (como escreve uma das coordenadoras e curadoras, Celeste Afonso). Entre os dias 12 e 21 de março, mais de 200 participantes oriundos de 40 país organizam entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas, online (na página de Facebook do evento), por Leiria e pelo mundo.

O festival chega até mesmo à sala de recobro da vacinação covid, no Estádio Municipal da cidade, onde o ecrã instalado no espaço de espera será dedicado à programação do mesmo, provando assim que a poesia não conhece fronteiras.

 

 

Até domingo, dia 21 de março, o último dia do festival e o Dia Mundial da Poesia, podemos destacar iniciativas como entrevistas a poetas internacionais, como Gérard Cartier ou Ida Vitale, uma conversa com o autor José Luís Peixoto, sob o tema "Os poetas, esses filósofos sem sistema", um concurso de poetry slam, e performances musicais de artistas como Luís Tinoco ou Rita Redshoes. Entre os lançamentos, merece uma atenção especial o da revista Acanto, no dia 19 de março, uma revista de poesia que pretende ser um espaço de eleição para a "publicação de autores e textos poéticos, mas também de ensaio, recensão, investigação literária e artística nos domínios da poesia, (...) estando aberta à recepção de propostas provenientes da comunidade de escritores – consagrados ou estreantes".

No Dia Mundial da poesia, a manhã é dedicada às crianças, com uma performance de poesia para os mais pequenos, pela autora de livros infantis, como o Maria Nêspera, Patrícia Martins. À noite, é feita homenagem a Federico García Lorca, o poeta e dramaturgo espanhol que foi também pintor

Consulte aqui a programação completa.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.