Óscares 2019 | Os livros que inspiraram os filmes
Por: Bertrand Livreiros a 2019-02-21 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Se acha que o filme foi bom, há fortes probabilidades que o livro no qual ele se inspirou seja ainda melhor. Conheça os livros que deram origem a alguns dos filmes nomeados para os Óscares 2019.
![]() |
A Mulher, Meg Wolitzer
Nomeado para “Melhor Atriz”
A trinta e cinco mil pés de altitude, no conforto da cabina de 1ª classe do avião, Joan Castleman decide deixar o marido.
Estão lado a lado, rumam a Helsínquia, onde ele, escritor de renome, irá receber o prémio literário de uma vida.
Na semiobscuridade, Joan mergulha numa intensa reflexão sobre a sua relação com Joe. O início tempestuoso, na universidade, onde ela era a aluna promissora e deslumbrada e ele o professor carismático e casado. E depois, o resto, a vida boémia em Greenwich Village, o nascimento dos filhos, e a decisão de subjugar o seu talento em prol da vida que acreditava querer.
Mas Joe revelou-se medíocre enquanto pai e marido, concentrando-se unicamente no seu dom. E Joan, entretanto, perdeu qualquer sentido de identidade, vivendo apenas como “a mulher do génio”.
Agora, perante o apogeu da carreira literária do marido, é-lhe impossível refrear a memória do momento em que, ainda estudante, leu o primeiro conto dele. Chegou o momento de se confrontar com as consequências das opções que tomou tão cedo na vida – e do segredo que ambos sempre guardaram tão bem.
![]() |
Maria: Rainha dos Escoceses, John Guy
Nomeado para Melhor Guarda-Roupa/Melhor Caracterização
Duas rainhas, dois destinos interligados. Duas mulheres que mudaram o curso da História.
ASSASSINA. ADÚLTERA. HEROÍNA. RAINHA.
Rainha desde os doze dias e vivendo na corte francesa desde os cinco anos, Maria Stuart tinha dezasseis quando se tornou rainha de França, dezassete quando ficou viúva; e dezoito quando voltou à Escócia para desempenhar o seu papel de rainha numa terra conturbada. Fugindo às ideias preconcebidas sobre esta personagem, o autor através de um estudo minucioso retrata uma rainha astuta e consciente, que regressa à sua Escócia natal para reclamar o trono, sob o domínio da prima Isabel I de Inglaterra.
Maria, Rainha dos Escoceses, que nos é dada a conhecer ultrapassa a imagem de uma de mulher guerreira, perseguindo os inimigos com um elmo e espada em riste, mas de alguém que possuía uma grande habilidade política, num mundo essencialmente masculino.
Aos vinte e cinco anos ficou prisioneira de Isabel. A vida de Maria Stuart é um drama e um conflito inigualáveis.
Duas rainhas que mudaram o curso da História para sempre.
Uma dramática reinterpretação da vida de Maria, rainha dos escoceses, por um dos maiores historiadores contemporâneos.
![]() |
Black Klansman, Ron Stallworth
Nomeado para Melhor Filme/ Melhor Ator Secundário/ Melhor Realização/ Melhor Argumento Adaptado/ Melhor Banda Sonora/ Melhor Montagem
Em 1979, Ron reparou num anúncio no jornal local que procurava membros para começar um novo capítulo da Ku Klux Klan em Colorado Springs. Ron ligou para o número listado, e fingiu ser um homem branco e racista que odiava “negros, judeus, mexicanos e asiáticos”. Durante a conversa, ele descobriu que o homem que queria um novo capítulo da KKK era um soldado que morava perto de Fort Carson. Ron marcou um encontro com o homem num bar local e mandou um homem branco para se passar por ele e gravar toda a conversa. O disfarce foi um sucesso, e Ron continuou a fingir ser um membro da KKK por mais 9 meses. Este livro relata a experiência de Ron como investigador infiltrado do odioso grupo de supremacia branca que ainda hoje conquista novos seguidores.
![]() |
Se Esta Rua Falasse, James Baldwin
Nomeado para Melhor Argumento Adaptado/ Melhor atriz secundária/ Melhor Banda Sonora
Se esta rua falasse, esta seria a história que contaria: Tish, 19 anos, apaixona-se por Fonny, que conhece desde criança. Fazem juras de amor e conjuram sonhos para a vida a dois. Sensual, violento e profundamente comovente, este romance é uma bela canção de blues, de toada doce-amarga, com notas de raiva e ainda assim cheia de esperança. Publicado pela primeira vez em 1974, Se esta rua falasse é o quinto romance de James Baldwin, um dos nomes maiores da literatura americana do século XX e uma das vozes mais influentes do activismo pelos direitos civis.
Um romance manifesto contra a injustiça da justiça e uma história de amor intemporal, é hoje tão pertinente e tão comovente quanto no dia da sua publicação.
![]() |
O Primeiro Homem, James R. Hansen
Nomeado para Melhores Efeitos Visuais/ Melhores Efeitos Sonoros/ Melhor Mistura de Som/ Melhor Direção Artística
A primeira e única biografia autorizada de Neil Armstrong, o homem que mudou a História com um pequeno passo. Quando a Apollo 11 aterrou na superfície da Lua, em 1969, o primeiro homem a pisá-la tornou-se uma lenda e fez história.
Em O Primeiro Homem, James R. Hansen explora a vida do herói americano Neil Armstrong e o legado complexo que deixou enquanto astronauta, mas também enquanto indivíduo. De uma promissora carreira na aviação na Guerra da Coreia, passando pelos primeiros voos experimentais transatmosféricos, o homem que faria a primeira ancoragem no espaço e que seria o primeiro a pisar solo lunar tem intrigado gerações de admiradores, curiosos e historiadores. A aterragem na Lua completa cinquenta anos em 2019, mas do homem que a protagonizou, da sua vida privada, dos seus sonhos, das suas convicções, ainda pouco se sabe. Com base em longas horas de conversa com o astronauta, que concedeu ao autor acesso exclusivo a documentos privados e fontes familiares, O primeiro homem percorre o passado e o presente de um homem ímpar e oferece aos leitores um panorama magnífico da segunda metade do século XX. Esta é a inigualável biografia de um homem bom que é, também, um ícone mundial – e o astronauta mais famoso da História.
![]() |
Se Esta Rua Falasse, James Baldwin
Nomeado para Melhores Efeitos Visuais
Em 2044 o mundo tornou-se um lugar triste, devastado por conflitos, escassez de recursos, fome, pobreza e doenças. Wade Watts só se sente feliz na realidade virtual conhecida como OASIS, onde pode viver, jogar e apaixonar-se sem constrangimentos. Quando o criador do OASIS morre, deixa a sua imensa fortuna e o controlo da realidade virtual a quem conseguir resolver os enigmas que aí escondeu. Os utilizadores têm apenas como pistas a cultura pop dos anos 1980. Começa assim uma frenética e perigosa caça ao tesouro.
Nos primeiros anos, milhares de jogadores tentam solucionar o enigma inicial sem sucesso. Até que Wade por acaso desvenda a primeira chave. De um momento para o outro, vê-se numa corrida desesperada para vencer o prémio, uma corrida que rapidamente continua no mundo real e que põe em risco a sua vida.
![]() |
O Regresso de Mary Poppins, T. L. Travers
Nomeado para Melhor Guarda-Roupa/ Melhor Banda Sonora/ Melhor Canção Original/ Melhor Direção Artística
Puxada das nuvens pela da corda de um papagaio, Mary Poppins está de volta. Com ela, as crianças da família Banks conhecem o Rei do Castelo e o Patife Sujo, visitam o mundo do avesso do Senhor Turvy e da sua noiva, a Senhora Topsy, e passam uma intensa tarde no parque, suspensos num conjunto de balões.
![]() |
Black Panther
Nomeado para Melhor Filme/Melhor Guarda-Roupa/Melhor Banda Sonora/Melhor Canção Original/Melhores Efeitos Sonoros/Melhor Mistura de Som/Melhor Direção Artística
Black Panther é um super-herói da Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T’Challa, rei de Wakanda, um reino fictício na África. A personagem foi criada pelo escritor e editor Stan Lee e pelo escritor e ilustrador Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Fantastic Four # 52 (julho de 1966). Tendo sido o primeiro super-herói de ascendência africana a ser criado por uma editora mainstream de banda-desenhada, Black Panther, o filme, foi a maior estreia da história de Hollywood de um diretor afro-americano, bem como a de um filme protagonizado predominantemente por atores negros.
![]() |
Avengers & The Infinity Gauntlet
Nomeado para Melhores Efeitos Visuais
A sequela de The Avengers (2012), e Avengers: Age of Ultron (2015) tem por base o livro de banda-desenhada Avengers & The Infinity Gauntlet. Neste, Thanos chega, por fim, à Terra, disposto a reunir as Gemas do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam de unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo que lidam com desavenças entre alguns dos seus integrantes.