Estão abertas as votações para a 8.ª edição do Prémio Livro do Ano Bertrand

Por: Bertrand Livreiros a 2024-02-26

10%

Um Cão no Meio do Caminho
16,90€ 15,21€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Os seis livros na shortlist do Booker Prize, e porque deve lê-los

Já são conhecidos os seis finalistas da edição de 2024 do Booker Prize e entre eles encontra-se um autor lusófono. Itamar Vieira Junior, autor vencedor do Prémio Leya 2018 e do Prémio Oceanos 2020 pela obra Torto Arado, figura de uma lista de quatro mulheres e dois homens, de países tão distantes quanto a Argentina, a Alemanha, a Suécia, a Coreia do Sul, os Países Baixos, e o Brasil. O que os une? Uma abordagem “implicitamente optimista” à literatura e a possibilidade de ganhar um prémio de 50 mil libras, repartido em partes iguais pelo autor e pelo tradutor.

Pode a leitura em voz alta ajudar pacientes com cancro? Um estudo sugere que sim.

Os benefícios da leitura para a nossa saúde são inúmeros e, em situações de doença, pode mesmo oferecer um escape da realidade verdadeiramente terapêutico. No entanto, para muitos pacientes de cancro torna-se uma tarefa quase impossível. O “cancer fog”, também conhecido como confusão mental ou deficiência cognitiva relacionadas com o cancro, é um efeito secundário comum do tratamento que leva muitos pacientes a abandonarem a leitura numa altura em que os seus benefícios poderiam ser especialmente úteis. 

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD

É já este ano, no 90.º aniversário da primeira edição de Mensagem, um dos livros mais emblemáticos de Fernando Pessoa, que é lançada a nova coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, da editora Levoir, em colaboração com a RTP.

Já está em marcha a 8ª edição do primeiro prémio literário português atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand, lançado há oito anos pela Livraria Bertrand. No seguimento desta 8.ª edição, tal como no ano anterior, será atribuído o Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, elegido pelos Livreiros Bertrand a partir das obras de autores lusófonos mais votadas.


Os mais de 300 títulos apresentados a votação, distribuídos por sete categorias  Melhor livro de Ficção Lusófona, Melhor livro de Ficção Estrangeira, Melhor livro de Não Ficção (lusófona e estrangeira), Melhor livro de Poesia, Melhor Reedição de Grandes Obras da Literatura, Melhor livro Infantil e Melhor BD e Novela Gráfica , resultaram de um trabalho de pré-seleção que procurou distinguir os livros, em prosa e poesia, que marcaram o último ano editorial, e contou, uma vez mais, com o precioso contributo das jornalistas Maria João Costa e Sara Belo Luís


A primeira fase de votação já está aberta: a partir de um convite endereçado pela Livraria Bertrand, por e-mail, todos os livreiros e leitores Bertrand podem votar nos seus livros preferidos, em cada uma das quatro categorias. Descubra os nomeados para a 8ª Edição aqui


A lista dos setenta livros finalistas, os dez mais votados de cada categoria, será conhecida em meados de março. Nesta segunda fase, serão também selecionados os 10 finalistas do Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, a partir das obras mais votadas nas categorias que incluem autores lusófonos. O vencedor deste prémio será eleito numa votação exclusiva dos Livreiros Bertrand e será distinguido com a atribuição de um prémio pecuniário no valor de dez mil euros. Este novo Prémio foi lançado no ano de 2023 e a primeira obra vencedora foi Um Cão no Meio do Caminho, de Isabela Figueiredo, publicado pela Editorial Caminho.


Os resultados serão divulgados no mês de abril, num evento a anunciar. Aos vencedores de cada categoria será reservado um lugar de destaque em todas as livrarias Bertrand ao longo de todo o ano de 2024. Na última edição foram apresentados 340 títulos a votação e contámos com dezenas de milhares de votos dos nossos livreiros e leitores, recorde aqui os vencedores.
 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.