Clássicos da Literatura Portuguesa em BD
Por: Bertrand Livreiros a 2024-01-30
Últimos artigos publicados
É já este ano, no 90.º aniversário da primeira edição de Mensagem, um dos livros mais emblemáticos de Fernando Pessoa, que é lançada a nova coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, da editora Levoir, em colaboração com a RTP.
Esta obra inescapável da literatura portuguesa do século XX inaugurou a coleção no dia 23 de janeiro, sendo que o texto original de Fernando Pessoa é mantido na íntegra, mas adaptado ao formato de banda desenhada pelo argumentista Pedro Vieira de Moura e a ilustradora Susa Monteiro.
A abordagem e linguagem visual inusitada da banda desenhada dão uma nova vida ao texto épico, que aborda o passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. O texto glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, sendo leitura obrigatória para alunos do 12.º ano de escolaridade.
Composta por 15 volumes inéditos, esta nova coleção desafia as novas gerações a interagir com os clássicos de uma forma diferente, e inclui obras de autores incontornáveis como Almeida Garrett, Padre António Vieira, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano e Luís Vaz de Camões, entre outros.
O próximo volume desta coleção sai já na próxima semana: a Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente conta com a adaptação do texto original por André Morgado e ilustração de Jefferson Costa. Esta obra do século XVI, de autoria do mestre do teatro português, conta a história de uma jovem ambiciosa e emancipada, que procura um marido que a faça feliz. Na sua intenção de escapar a uma vida submissa com um homem de quem não gosta, casa com quem quer, mas tudo acaba em desencanto e desilusão.
A coleção vem no seguimento da série Grandes Clássicos da Literatura em BD, publicada desde 2020 pela mesma editora. Esta abrange 14 clássicos internacionais adaptados a partir da coleção francesa Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da editora Glénat, assim como duas edições originais de obras portuguesas: Os Maias de Eça de Queiroz e Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.