Bula Literária | "Trieste", de Jan Morris

Por: Bertrand Livreiros a 2021-07-30 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jan Morris

Jan Morris

Jan Morris recebeu ao nascer, em 1926, na cidade inglesa de Clevedon, o nome de James Humphrey Morris. Apesar da identidade masculina, percebeu «aos três, talvez quatro anos», que nascera «no corpo errado». Estudou História em Oxford. Aos 17 anos ingressou no Exército inglês e foi integrado no 9.º Regimento de Lanceiros, célebre pelo seu carácter de clube selecto entre a elite militar britânica. Mais tarde, trabalhou como jornalista, e com o The Times acompanhou a primeira expedição britânica a alcançar o topo do Evereste, em 1953. Publicou o primeiro livro em 1956, na sequência de uma visita aos Estados Unidos da América. Daí em diante escreveu relatos de viagens, livros de história, ensaios e um romance. Quando, em 1972, concluiu o processo de mudança de sexo, com uma operação cirúrgica em Casablanca, James Morris passou a chamar-se Jan Morris. Casada desde 1949 com Elizabeth Tuckiness, com quem teve cinco filhos, continuaram a viver juntas. Foi distinguida com o doutoramento honoris causa pelas universidades de Gales e de Glamorgan. Em 2008, o The Times incluiu-a entre os 15 maiores escritores britânicos do pós-guerra. Os seus livros têm vindo a ser publicados na Coleção de Literatura de Viagens, dirigida por Carlos Vaz Marques: Veneza (2009), Hav (2013), Espanha (2016), Manhattan ’45 (2018). Na Tinta-da-china está também publicada a sua autobiografia: Conundrum: História da minha mudança de sexo (2020). Jan Morris morreu em novembro de 2020.

VER +

10%

Trieste
20,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

BEOWULF, de Anónimo

Beowulf é considerado o mais longo poema heroico composto em Inglaterra e o mais antigo das línguas modernas da Europa. Narra as façanhas do grande herói Beowulf, desde a sua juventude até se tornar rei em idade adulta, detendo-se nas lutas que trava contra três criaturas monstruosas: Grendel e sua mãe, que habitam zonas ermas e pantanosas, e um dragão cuspidor de fogo que põe em risco a existência do seu povo. Subvalorizado pela crítica muitos anos após ser descoberto no século XVIII, foi J. R. R. Tolkien quem elevou o texto a obra-prima da literatura ocidental, usando-o como inspiração para a sua famosa trilogia O Senhor dos Anéis. Publica-se assim esta fantástica saga, pela primeira vez em português europeu numa tradução a partir do inglês antigo, língua original em que foi escrita.

Salazar E O Pós-Guerra, de Arnaldo Madureira | Bula Literária

A Segunda Guerra Mundial constituiu um momento inequívoco de viragem, a todos os níveis, marcando de forma indelével a história portuguesa do século XX. Neste novo livro, Arnaldo Madureira, um dos maiores estudiosos do Estado Novo, analisa a condução da política do ditador português e o debate interno, o impacto da crise económica e financeira a nível nacional e além fronteiras, a internacionalização da economia portuguesa no pós guerra e as ameaças à estabilidade do regime. Além disso, revisita o Movimento de Unidade Democrática (MUD) e o novo alento da oposição, recua ao período do início da construção europeia e a candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República. Da mesma forma, nem o Plano Marshall e nem as novas opções políticas de desenvolvimento económico foram deixados de fora, complementando assim a análise do país no período pós-guerra.

A Família Netanyahu, de Joshua Cohen | Bula Literária

Corbin College, não exatamente no norte do estado de Nova Iorque, inverno de 1959-1960: Ruben Blum, historiador judeu - mas não historiador de judeus - é designado para integrar um comité de seleção que vai analisar a candidatura de um académico israelita exilado, especializado na Inquisição da Península Ibérica.

Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada. 

Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?

 


 

Indicado para: Entender e debelar traumas transgeracionais; acordar consciências e alertar para os efeitos perniciosos da neutralidade, abstenção, passividade, cumplicidade, conivência ou ambivalência perante óbvias violações dos direitos humanos e/ou injustiças; confrontar sentimentos de culpa;

Efeitos secundários: Aquisição de novas perspetivas sobre a História da Europa no século XX e sobre o Holocausto; urgência em informar-se sobre a atualidade política nacional e internacional; pudor em afirmar, no futuro, “Eu não sabia”;

Posologia: Ler durante o dia e com moderação à noite.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.