Bolo de Coca-cola, de Joana Barrios

Por: Bertrand Livreiros a 2021-01-22 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Joana Barrios

Joana Barrios

Joana Barrios divide-se entre o teatro, a televisão, a internet e cozinhas. É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona. Começou a trabalhar com a sua companhia fetiche, o Teatro Praga, em 2008, muito por causa de uma T-shirt de Sonic Youth e o romance dura até hoje. Escreve. Imenso. Por partilhar as suas opiniões sobre Moda em TRASHEDIA.com, tornou-se uma voz sonante no panorama nacional e isso valeu-lhe a coautoria e apresentação da série de documentários sobre Moda chamada ARMÁRIO, emitida na RTP2. Em 2017 publicou NHOM NHOM, um livro de receitas para crianças, e em 2019 assumiu a liderança da cozinha da casa mais arejada do país, a da Cristina [Ferreira]. Em 2021, estreou o programa «O da Joana» no 24Kitchen, atualmente já na segunda temporada, inspirado no seu livro de receitas publicado no final de 2020. Em 2021 publicou Sopeira, uma compilação de receitas das melhores sopas do imaginário português.

VER +

10%

O da Joana
18,99€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Se procura uma receita diferente para adoçar os dias em confinamento, este bolo de Coca-cola, com cobertura de creme de avelãs e M&M's, é a sugestão ideal para si. Incluída no livro O da Joana, esta é, segundo a autora Joana Barrios, a "receita mais exagerada" que alguma vez confecionou. Contudo, garante que "é tudo e mais alguma coisa, superintenso, mas um prazer que, bem doseado, é extraordinário".

Conseguimos aguçar a sua curiosidade? Fique com a receita.


Ingredientes

Bolo:

  • 6 ovos
  • 1 chávena de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 tablete de chocolate culinário ou 1 chávena de chocolate em pó
  • 250 ml de Coca-cola
  • 1 ½ chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Sal q.b

 

Cobertura:

  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 3 colheres de sopa de creme de avelãs
  • 1 pacote de M&M’s

 

Preparação

Bolo:

1. Comece por separar as gemas das claras; bata as claras em castelo bem firme e reserve.

2. Adicione o açúcar às gemas e bata vigorosamente até obter um creme fofo e esbranquiçado.

3. Amoleça a manteiga e adicione-lhe o chocolate (em banho-maria); caso utilize chocolate em pó, vá adicionando aos poucos e envolvendo bem. Junte ao creme fofo dos ovos e envolva bem.

4. Adicione a Coca-cola e torne a envolver bem.

5. Comece a incorporar a farinha com o fermento e o sal, peneirando-a aos poucos para o preparado, envolvendo bem, até esgotar a farinha.

6. Envolva, por fim, as claras em castelo, sem bater.

7. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.

8. Pré-aqueça o forno a 180º e asse o bolo na forma durante cerca de 40 minutos. Verifique a cozedura e desligue o forno. Deixe repousar na forma até aplicar a cobertura.

 

Cobertura:

Em banho-maria, amoleça a manteiga de amendoim com o creme de avelãs e envolva até estarem ambos capazes de serem trabalhados.

Desenforme o bolo para um prato de servir, barre-o com a cobertura e decore com M&M’s ao seu gosto.

 

Bom apetite!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.