"O Poder da música" | Uma história inspirada pela música do "Boss"
Por: Bertrand Livreiros a 2020-06-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Como várias pessoas nascidas durante a década de 70, Sarfraz Manzoor, autor e jornalista britânico, era um admirador daquele que é apelidado de Boss no mundo da música - o lendário Bruce Springsteen. Por essa razão, em 2007, publicou um livro intitulado Greetings from Bury Park no qual descreve o impacto que a estrela de rock teve na sua vida e na sua decisão de se mudar para os EUA.
Embora seja um livro autobiográfico, é, sobretudo, uma história sobre o imenso poder da música, razão pela qual, em 2019, mereceu uma adaptação cinematográfica com o título O Poder da Música (ou "Blinded by the light" na versão original, em alusão à canção homónima de Springsteen). A comédia da realizadora indiana Gurinder Chadha estreia no canal TVCine Top este sábado, dia 13 de junho, às 21:30h.
DAS PÁGINAS ...
Nascido no Paquistão, Sarfraz Manzoor emigrou para Luton, Inglaterra, juntamente com a sua mãe e irmãos, quando tinha apenas dois anos. A sua adolescência não foi fácil, tendo tido dificuldades em conciliar a sua recém-adquirida nacionalidade britânica com a sua identidade muçulmana, num esforço constante para se integrar na escola e em casa. Foi apenas quando o seu melhor amigo lhe apresentou a música de Bruce Springsteen que a sua vida mudou por completo. Tendo o Boss como inspiração, Manzoor aprendeu a compreender a sua família, a lidar com o preconceito e a encontrar a sua própria voz. É essa a história que relata no livro autobiográfico Greetings from Bury Park, cujo título faz menção ao nome do distrito de Luton onde Sarfraz cresceu. Para além de um claro tributo à lenda do rock, é uma história inspiradora de autodescoberta e um relato sobre o poder transcendente da música.
O Poder da música estreia no canal TVCine Top no dia 13 de junho.
... AO ECRÃ
Na comédia realizada por Gurinder Chadha em 2019, Sarfraz Manzoor chama-se Javed Khan, e o seu papel é protagonizado por Viveik Kalra. Passado em Luton, Inglaterra, onde Sarfraz cresceu, o filme acompanha os seus tempos de adolescente, durante a década de 80, altura em que ocorre a descoberta musical que alteraria para sempre a sua vida. O filme recebeu uma nomeação para Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Seattle (Seattle International Film Festival ou SIFF), no mesmo ano. Da banda sonora fazem parte doze canções de Bruce Springsteen, bem como algumas raridades e ainda uma canção inédita do músico que havia sido composta para integrar a adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sábado, dia 13 de junho, às 21:30h, no canal TVCine Top assista na primeira fila.
Consulte os restantes horários de exibição no site dos canais TVCine.