"O Poder da música" | Uma história inspirada pela música do "Boss"

Por: Bertrand Livreiros a 2020-06-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Bruce Springsteen

Bruce Springsteen

Bruce Springsteen foi integrado no Rock and Roll Hall of Fame e no Songwriters Hall of Fame. Foi recipiente de 20 prémios Grammy, um prémio da Academia, um prémio Tony, e é membro honorário do Kennedy Center. É autor de Born to run, livro bestseller do New York Times, e foi agraciado com a Medalha de Liberdade do Presidente em 2016. Vive em Nova Jérsia com a família.

VER +

10%

Born to Run
25,95€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Em memória das vítimas do Holocausto

Localizado no sul da Polónia, Auchwitz que foi o maior campo de concentração operado pela Alemanha Nazi, funcionou com uma verdadeira fábrica de morte, de maio de 1940 a janeiro de 1945. Embora o número exato de mortos seja impossível de determinar, estima-se que mais de um milhão de prisioneiros (entre eles, judeus — a maioria —, mas também prisioneiros políticos e criminosos comuns) perdeu as suas vidas neste campo, sendo que a estimativa do número total de mortos no Holocausto chega aos 6 milhões.

Cinco livros de banda desenhada de autores nacionais

Ao longo dos últimos anos, foram vários os autores que se destacaram na publicação de obras de banda desenhada ou de novelas gráficas em Portugal. Neste campo de representação de uma linguagem universal, há histórias para miúdos e graúdos, que amplificam horizontes e a nossa capacidade imaginativa. Por isso recomendamos cinco livros de autores portugueses cuja obra deve conhecer. 

6 Curiosidades sobre Eugénio de Andrade

A propósito da data em que se celebra o centenário do poeta e tradutor Eugénio de Andrade, nascido a 19 de janeiro de 1923, partilhamos cinco curiosidades importantes sobre a sua vida. Ao longo dos seus 82 anos de vida, Eugénio de Andrade foi um dos nomes mais prestigiados da literatura portuguesa, embora tenha vivido distanciado da chamada vida social, literária ou pública, tendo o próprio justificado as suas raras aparições públicas com “essa debilidade do coração que é a amizade”.

Como várias pessoas nascidas durante a década de 70, Sarfraz Manzoor, autor e jornalista britânico, era um admirador daquele que é apelidado de Boss no mundo da música - o lendário Bruce Springsteen. Por essa razão, em 2007, publicou um livro intitulado Greetings from Bury Park no qual descreve o impacto que a estrela de rock teve na sua vida e na sua decisão de se mudar para os EUA.

Embora seja um livro autobiográfico, é, sobretudo, uma história sobre o imenso poder da música, razão pela qual, em 2019, mereceu uma adaptação cinematográfica com o título O Poder da Música (ou "Blinded by the light" na versão original, em alusão à canção homónima de Springsteen). A comédia da realizadora indiana Gurinder Chadha estreia no canal TVCine Top este sábado, dia 13 de junho, às 21:30h.


DAS PÁGINAS ...

Nascido no Paquistão, Sarfraz Manzoor emigrou para Luton, Inglaterra, juntamente com a sua mãe e irmãos, quando tinha apenas dois anos. A sua adolescência não foi fácil, tendo tido dificuldades em conciliar a sua recém-adquirida nacionalidade britânica com a sua identidade muçulmana, num esforço constante para se integrar na escola e em casa. Foi apenas quando o seu melhor amigo lhe apresentou a música de Bruce Springsteen que a sua vida mudou por completo. Tendo o Boss como inspiração, Manzoor aprendeu a compreender a sua família, a lidar com o preconceito e a encontrar a sua própria voz. É essa a história que relata no livro autobiográfico Greetings from Bury Park, cujo título faz menção ao nome do distrito de Luton onde Sarfraz cresceu. Para além de um claro tributo à lenda do rock, é uma história inspiradora de autodescoberta e um relato sobre o poder transcendente da música. 

 

O Poder da música estreia no canal TVCine Top no dia 13 de junho.

 

... AO ECRÃ

Na comédia realizada por Gurinder Chadha em 2019, Sarfraz Manzoor chama-se Javed Khan, e o seu papel é protagonizado por Viveik Kalra. Passado em Luton, Inglaterra, onde Sarfraz cresceu, o filme acompanha os seus tempos de adolescente, durante a década de 80, altura em que ocorre a descoberta musical que alteraria para sempre a sua vida. O filme recebeu uma nomeação para Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Seattle (Seattle International Film Festival ou SIFF), no mesmo ano. Da banda sonora fazem parte doze canções de Bruce Springsteen, bem como algumas raridades e  ainda uma canção inédita do músico que havia sido composta para integrar a adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sábado, dia 13 de junho, às 21:30h, no canal TVCine Top assista na primeira fila.

 

Consulte os restantes horários de exibição no site dos canais TVCine.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.