Já está disponível a edição comemorativa do Almanaque Bertrand

Por: Bertrand Livreiros a 2022-05-18

10%

Almanaque Bertrand 82 - 2022-2023
5,00€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

5 livros recomendados por Taylor Swift

Se for um verdadeiro “Swiftie”, de certeza que já está habituado a analisar todas as referências escondidas nas letras das canções de Taylor Swift. Mas será que sabe que elas são fortemente influenciadas pela literatura? Na semana em que Portugal recebe a cantora e compositora pela primeira vez, para dois concertos nos dias 24 e 25 de maio, partilhamos cinco livros recomendados por um dos maiores fenómenos de sempre do mundo da música.

“Deixemo-nos de tretas!” Duas ou três ideias sobre... a ilusão da comida saudável

“Quanto mais sabemos acerca de alimentação e de nutrição, pior as pessoas comem.”  Quem o afirma é Conceição Calhau, uma das mais prestigiadas investigadoras do país na área da nutrição e saúde, e autora do livro Deixemo-nos de tretas – A ilusão da comida saudável. Publicado pela Contraponto no passado mês de abril, este livro pioneiro procura desmascarar muitas das teorias que nos são vendidas sobre alimentação saudável e dietas milagrosas. Afinal, será que devemos mesmo comer tudo cozido e grelhado? Existem realmente alimentos “saudáveis”? Terão as calorias assim tanta importância? 

Cinco livros essenciais de Paul Auster

Ícone nova-iorquino, superestrela literária, santo padroeiro da cena literária de Brooklyn… Para várias gerações de leitores, Paul Auster foi isso e muito mais. A sua morte com 77 anos de idade, anunciada no passado dia 30 de abril, fez os cabeçalhos dos jornais do mundo, mas funcionou também como cruel lembrete de como o tempo, tema ao qual dedicou grande parte da sua obra, nem sempre lhe foi favorável. Autor de bestsellers como A Trilogia de Nova Iorque, Palácio da Lua e O Livro das Ilusões, nos quais se debruça de forma recorrente sobre temas como a memória, o envelhecimento, a solidão e a identidade, foi perdendo popularidade perante uma geração entre a qual acredita que: “já ninguém acredita que a poesia (ou a arte) pode mudar o mundo.”

Acaba de chegar às livrarias o 82.º Almanaque Bertrand. Esta edição 2022/23, é especial e promete levar o leitor numa viagem pelos quase três séculos da livraria mais antiga do mundo.



O Almanaque Bertrand publicou-se, anualmente, de 1900 a 1971. Após um intervalo de 40 anos, regressou em 2011 e já se tornou um verdadeiro objeto de culto e de coleção. O 82.º número desta publicação, que acaba de chegar às livrarias, conta com uma ilustração de André Carrilho (capa), recuperando uma tradição de capas comprometidas com a conjuntura de cada época. 



 

 

No interior, além dos incontáveis motivos de interesse, esta edição inclui um caderno, a cores, que resume os quase três séculos de história da Livraria Bertrand (1727 a 2022): Ainda mal começámos – Um diário de bordo da Livraria Bertrand, por Elísio Borges Maia, Administrador do Grupo BertrandCírculo e Diretor-coordenador da Livraria Bertrand desde 2012. Esta é também uma oportunidade para conhecer, em primeira mão, o novo logótipo da livraria mais antiga do mundo.

 

 

 

 

 

Comece já a ler:

PEDRO FAURE: O FUNDADOR



“O fundador da Bertrand, Pedro Faure era natural de Monestier de Briançon – hoje, a vila de Le Monêtier-Les-Bains ou simples- mente Monêtier, uma aldeia de Briançon, importante região do Delfinado, com uma longa história de estabilidade territorial e po¬ lítica, liberdades, governo municipal autónomo e uma elevada taxa de alfabetização. Fustigada pelo rigor dos invernos e pela escassez das colheitas, a região tinha uma tradição de comércio sazonal, que evoluíra em muitos casos para a “venda ambulante (colportage) de retrosaria e miudezas, de queijos, de estampas e de livros, até alguns se tornarem verdadeiros negociantes, emigrados definitivos, com as suas lojas abertas em distantes lugares da França, quando não da Itália, da Espanha, de Portugal” (GUEDES, 1998: 33-40; 53-54; 60-61).

Não sabemos em que ano Pedro Faure chegou a Portugal, se terá vindo primeiro como colporteur, como aconteceu com alguns dos seus conterrâneos. A 16 de outubro de 1727 já se encontrava plenamente instalado em Lisboa. Na Gazeta de Lisboa desse dia, identificando-¬se como “mercador de estampas à entrada da Cordoaria velha”, anunciava aulas de francês para o dia 3 de novembro, “desde as 3 até às 4 horas da tarde para pessoas adultas”, “desde as 4 até às 5 para meninos”.”


 

Reserve já o seu Almanaque Bertrand 2022/23 na livraria mais próxima de si ou encomende-o online.
 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.